Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
BAFA celebra gastronomia em roteiro pelas freguesias
Escariz S. Martinho inaugurou as obras de requalificação e alargamento do cemitério local

BAFA celebra gastronomia em roteiro pelas freguesias

Celorico de Basto acolheu o II Torneio de Ténis de Mesa “Prof. Abílio”

BAFA celebra gastronomia em roteiro pelas freguesias

Braga

2025-07-06 às 11h00

Redacção Redacção

lomar foi o ponto de partida do ‘Roteiro BAFA pelas Freguesias’, iniciativa que visa revalorizar os produtos locais, promover a gastronomia típica, divulgar os vinhos verdes e reforçar os laços associativos e comunitários.

Citação

Foi em Lomar, no restaurante ‘As Manas’, que arrancou o ‘Roteiro BAFA pelas Freguesias’, uma iniciativa dinamizada pela BAFA - Confraria dos Sabores e Tradições Gastronómicas de Braga. Este evento propõe organizar jantares mensais em cada uma das 37 freguesias do concelho de Braga, com a missão de promover e valorizar a gastronomia bracarense e reforçar a identidade local.
O primeiro jantar reuniu convidados oriundos da localidade e contou com a presença do executivo da União das Freguesias de Lomar e Arcos, presidido por Eduardo Fernandes, que aproveitou a ocasião para dar a conhecer a sua freguesia e agradecer o trabalho da BAFA na divulgação da gastronomia local.
No seu discurso, Eduardo Fernandes enalteceu o facto de a UF de Lomar e Arcos ter sido a freguesia escolhida para o lançamento deste Roteiro e confessou que tem “acompanhado com agrado a actividade da Confraria ao longo dos anos”.
Estiveram também presentes o Padre Simon Ayogu, responsável pelas paróquias de São João Baptista de Nogueira e de São Pedro de Lomar, e o artista plástico lomarense Santiago Belacqua, que falou sobre a sua obra e convidou os presentes a visitar a exposição ‘Pietà’, actualmente patente no salão da Junta de Freguesia de Lomar.
O jantar destacou-se pelo convívio, os sabores gastronómicos típicos da região e os vinhos verdes.
A ementa incluiu o emblemático bacalhau à lagareiro e a suculenta posta de carne ‘à Manas’, harmonizadas com vinhos verdes da região, recebendo elogios unânimes dos presentes. Para terminar o manjar foi degustado um delicioso pudim de Abade de Priscos.
Durante o evento, os participantes ouviram histórias associadas à gastronomia e cultura local e aprofundaram o conhecimento sobre a realidade da UF de Lomar e Arcos.
Para a grã-mestre da BAFA, Lurdes Cunha, esta foi uma “excelente oportunidade para dar a conhecer a Confraria, marcando o início de um ciclo de partilha dos sabores e tradições da cidade de Braga pelas diferentes freguesias do concelho”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho