Correio do Minho

Braga, sábado

- +
'Baixar, proteger e aguardar' são gestos que podem salvar vidas
Vitória perde no Estádio da Luz pela margem mínima

'Baixar, proteger e aguardar' são gestos que podem salvar vidas

Cabeceiras de Basto promoveu conferência sobre “Explorações Minerais na Região de Basto”

'Baixar, proteger e aguardar' são gestos que podem salvar vidas

Cávado

2024-11-06 às 06h00

Lurdes Marques Lurdes Marques

Exercício decorreu na sede da Associação de Apoio aos Defecientes Visuais no sentido de dar a conhecer aos utentes o que faz em caso de sismo.

Citação

Pelas 11.05 horas, o alarme tocou e foram realizados os três gestos que podem salvar uma vida: Baixar, proteger e aguardar. Três gestos de protecção mas que podem fazer a diferença no caso de um sismo. Na cerimónia de apresentação do evento, Domingos Silva, presidente da Associação de Apoio aos Deficientes, deixou o seu agradecimento ao comandante sub-regional de Emergência e Protecção Civil do Ave, Rui Costa, pelo facto de ter escolhido a instituição a que preside para a realização do exercício, considerado como muito importante e que dá a conhecer aos utentes da AADVDB os gestos que podem fazer a diferença em caso de sismo.
Para Rui Costa, do comando sub-regional, que apontou que, este ano, o exercício coincidiu com o 'Dia Mundial para o Risco de Tsunami', o grande objectivo do exercício 'A Terra Treme' é o de “criarmos uma sociedade mais resiliente, uma sociedade em que todos possamos, de uma forma simples, executar três gestos que marcam diferença em caso de tremor de terra. São gestos que só nós é que podemos adoptar naquele preciso momento e no momento em que há o abanão, o sismo. Se cada um de nós estiver consciencializado para adoptar este comportamento, baixar, proteger e aguardar teremos a capacidade de marcar a diferença e salvaguardar a nossa integridade física que é aquilo que é mais valiosos e mais importante”.
O comandante sub-regional acrescentou ainda que “este exercício está muito vocacionado para a comunidade escolar, para os alunos em idade escolar, que são um veículo extraordinário na comunicação e na adopção de procedimentos, sensibilizando os mais velhos para estas temáticas”. Para este ano, aquele responsável esclareceu que o desafio lançado pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil foi o de “associarmo-nos a grupos de pessoas mais vulneráveis, a grupos de pessoas que tenham que tenham dificuldades diferentes do normal, do quotidiano a que estamos habitados a lidar”. Há uma semana, os utentes da AADVDB receberam um conjunto de informações no âmbito de uma acção de sensibilização, com a participação dos responsáveis do comando sub-regional do Ave.
Frederico Castro, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, enalteceu o excelente trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido com o Comando Sub-regional do Ave, realçando que o município povoense está “sempre de portas abertas para receber iniciativas da Protecção Civil e que elas sirvam essencialmente para servirmos bem a população no dia-a-dia, que esse é o nosso objectivo”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho