Vila Verde: Responsável por laboratório de droga detido pela PJ
2025-07-06 às 06h00
Concelho conta este ano com 11 praias galardoadas com a Bandeira Azul, seis Bandeiras com Qualidade e Ouro e duas praias acessíveis. Distinções reflectem o contínio investimento do município na sustentabilidade e qualidade ambiental.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo hasteou ontem, de forma simbólica, a bandeira azul no Navio-Hospital Gil Eannes e entregou as bandeiras aos presidentes de junta de freguesia cujas praias foram distinguidas. Viana do Castelo volta, assim, a ser um concelho reconhecido pela qualidade ambiental das suas zonas balneares. Em 2025, onze praias do município foram galardoadas com a Bandeira Azul, seis Bandeiras com Qualidade de Ouro e duas praias acessíveis.
À semelhança do ano anterior, as praias de Ínsua, Afife, Paçô, Carreço, Norte, Amorosa Cabedelo, Luziamar, Amorosa Norte, Amorosa Sul e Castelo do Neiva, vão hastear o reconhecido símbolo de excelência ambiental de Bandeira Azul.
Além das Bandeiras Azuis, seis praias de Viana do Castelo - Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte e Castelo do Neiva, - foram ainda distinguidas com o selo ‘Qualidade de Ouro’, atribuído pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza. Esta distinção é concedida a praias cuja água balnear apresenta classificação ‘Excelente’ nas últimas quatro épocas balneares e sem qualquer interdição ou aviso de desaconselhamento à prática balnear no último ano.
O concelho foi ainda reconhecido com dois Centros Azuis, estruturas de apoio localizadas junto às praias, dedicadas à promoção de actividades de educação ambiental com enfoque no Programa Bandeira Azul, nomeadamente o Centro de Mar localizado no navio Gil Eannes e o observatório do Litoral Norte, localizado na praia Norte.
No âmbito do programa nacional ‘Praia Acessível - Praia para Todos!’, as praias de Cabedelo e Carreço foram também galardoadas, reafirmando o compromisso de Viana do Castelo com a inclusão e acessibilidade nas zonas balneares.
Luís Nobre, acompanhado da vereadora do Ambiente, Fabíola Oliveira, lembrou que este é o resultado de “um trabalho e um esforço excepcional de diversas entidades”, quer na limpeza, na manutenção, na segurança e vigilância. Este “momento simbólico” visou, de acordo com o autarca, “valorizar e agradecer o trabalho contínuo”.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário