Valença Define Estratégia Integrada para o Centro Urbano da Cidade
2025-06-16 às 16h11
Exibição de filme Opus – Ryuichi Sakamoto e regresso do ciclo Contraponto com Bang on a Can All-Stars
Na sexta-feira, dia 20, às 21:30, o ciclo Contraponto regressa ao Theatro Circo com mais um espetáculo imperdível, no qual os Bang on a Can All-Stars irão interpretar a coletânea 1996 de Ryuichi Sakamoto.
Ao longo dos quase 50 anos de carreira, Ryuichi Sakamoto estabeleceu-se como um dos mais proeminentes compositores mundiais, construindo uma carreira que atravessou um vasto leque de géneros, da música pop à eletrónica vanguardista, passando por música orquestral e icónicas composições para cinema, que lhe valeram um Óscar. Em 1996, lançou uma seleção de composições que contam agora com arranjos de Ken Thomson para a atuação de Bang on a Can All-Stars no Theatro Circo. As partituras das composições de Sakamoto para cinema, parte desta coletânea, são conhecidas pela sua diversidade e sensibilidade, e é raro que sejam interpretadas ao vivo, tornando este momento muito especial.
Atravessando livremente as fronteiras entre géneros musicais, os Bang On a Can têm forjado consistentemente uma identidade distinta que desafia categorias, levando a música a territórios desconhecidos. Os 12 temas que compõem a edição americana de 1996 serão interpretadas pelos virtuosos Vicky Chow, no piano, David Cossin na percurssão, Arlen Hlusko, no violoncelo, Mark Stewart, nas guitarras, e Ken Thomson, nos clarinetes.
Este espetáculo faz parte do Contraponto, um ciclo dedicado à composição dos séculos XX e XXI, onde convidamos ensembles e compositores locais, nacionais e internacionais para nos guiarem pela música de um dos períodos mais férteis em novas ideias e formas
Na segunda-feira, dia 16, em antecipação ao espetáculo Ryuichi Sakamoto 1996, o Theatro Circo exibe o filme Opus – Ryuichi Sakamoto realizado por Neo Sora, filho de Ryuichi Sakamoto.
No final de 2022, poucos meses antes de falecer, Ryuichi Sakamoto, incapacitado de dar concertos ao vivo, decide conceder a filmagem do seu derradeiro concerto, naquele que se transformou num testamento íntimo, onde só o artista e o piano aparecem. Com curadoria de Sakamoto, as vinte peças escolhidas narram sem palavras a sua vida através do piano. A seleção abrange toda a sua carreira, do período da banda Yellow Magic Orchestra às bandas sonoras de filmes ou ao seu álbum mais meditativo, 12. Filmado num espaço íntimo, nos estúdios da emissora pública japonesa NHK, Sakamoto revela a sua alma através da sua música, sabendo que é a última vez que apresenta a sua arte.
Duas atividades dedicadas a um dos mais aclamados compositores do século XX.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário