Correio do Minho

Braga,

- +
Barcelos acolhe que a primeira associação de profissionais de turismo do país
Vitória SC celebra 97.º aniversário

Barcelos acolhe que a primeira associação de profissionais de turismo do país

Casa da Juventude de Famalicão apoia ideias para gerar empresas

Barcelos acolhe que a primeira associação de profissionais de turismo do país

Cávado

2019-04-24 às 06h00

Paula Maia Paula Maia

A Associação dos Profissionais do Minho surge da necessidade de representar e defender os interesses dos profissionais do se-ctor, contando já com cerca de 40 associados. Congresso agendado para segundo semestre será a primeira acção da associação.

Unir, representar e defender os interesses dos profissionais de turismo é um dos objectivos da Associação dos Profissionais do Turismo do Minho (APROTURM), recentemente formalizada em Barcelos. Esta é a primeira associação do género a nascer no país e, de acordo com o presidente da direcção, José Pedro Ferreira, a escolha de Barcelos prende-se com o facto de aqui estar sediado um instituto politécnico que forma profissionais do turismo: o IPCA.
“Há muito tempo que sentíamos a ausência de uma estrutura associativa que olhasse para os profissionais de turismo de forma correcta e como uma das profissões que será capaz de continuar a contribuir de forma determinante para o desenvolvimento da economia portuguesa através das empresas que directa ou indirectamente estão ligados ao sector do turismo”, revelou o presidente da associação durante a cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais, que teve lugar ontem, no VilaWork de Barcelos, estrutura que serviu de incubadora à nova associação.
José Pedro Ferreira adianta que a formalização desta associação constitui “o primeiro passo para que se lute por uma carreira para os profissionais do turismo que hoje não tem esse estatuto reconhecido”, revelando que a partir de agora serão auscultados os anseios e interesses dos associados “para ver a melhor forma de organizarmos uma carreira no sector, nas suas diferentes áreas”. Para tal, continua o responsável, serão criados uma espécie de “colégios da especialidade” que se vão debruçar sobre matérias técnicas específicas.
José Pedro Ferreira explica, no entanto, que a associação não assumirá qualquer vertente sindicalista. “O?objectivo da associação é ouvir os profissionais, as empresas e ter uma atitude para construir pontes e não muros”.
Manter relações institucionais com a administração pública e com as instituições congéneres nacionais e internacionais e promover condições de mercado justas para a actuação profissional dos associados são objectivos plasmados nos estatutos da APROTURM no que concerne à defesa da profissão.
Actualmente com cerca de 40 associados, a associação é dirigida a todos os profissionais de turismo do Minho que, de acordo com os dados, poderão rondar os 40 mil, perto de 12% do total nacional.
Além de José Pedro Ferreira, que assume a presidência da direcção, a APROTURM conta no cargo de presidente da assembleia-geral com Abílio Vilaça e Óscar Silva como presidente do Conselho Fiscal.
Presente na tomada de posse dos órgãos sociais, o vereador do Turismo e Ambiente da Câmara Municipal de Barcelos, José Beleza, deixou a garantia de apoio por parte da autarquia barcelense à APROTURM.
José Beleza não tem dúvidas de que a formalização desta associação constitui o “sonho” de todos os profissionais de turismo porque lhes permite “lutar e debater os seus anseios, a forma de nivelar a profissão num patamar diferente, permitindo também que se dê relevo a uma profissão que se assume hoje de grande importância na economia portuguesa”.
O vereador diz também que é “um motivo de orgulho” ver nascer esta associação no concelho, prometendo tratá-la “com valor e o carinho” que uma instituição destas merece. Os profissio- nais do turismo contam para a economia local, para a história da cidade e do concelho e, por isso, o Município, olha para eles com o apreço devido”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.