Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Barcelos acolhe ‘talk’ sobre rede de Cidades Criativas da Unesco
Pecado da Sé: saborear a boa cozinha regional sem remorsos

Barcelos acolhe ‘talk’ sobre rede de Cidades Criativas da Unesco

Fernando Pimenta vence prova na China

Cávado

2018-09-11 às 06h00

Redacção

Biblioteca Municipal é o local escolhido para receber, quinta-feira, uma das cinco ‘talks’ que vão percorrer os cinco Municípios que integram a rede, nas quais se inclui também Braga.

A Biblioteca de Barcelos vai acolher, na próxima quinta-feira, uma de cinco ‘talks’ sobre a Rede de Cidades Criativas da UNESCO que irão decorrer ao longo da semana nos municípios portugueses que integram aquela rede, cuja participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através de formulário online.
Reflevtir estrategicamente sobre a presença portuguesa na UCCN (UNESCO Creative Cities Network) e sobre o impacto dessa presença nas cidades portuguesas e nos profissionais do sector cultural e criativo portuguê é o objectivo deste ciclo de ‘talks’.

Os municípios portugueses membros da UCCN (Amarante, Barcelos, Braga, Idanha-a-Nova e Óbidos) foram desafiados para se juntarem à equipa do projecto de investigação para a dinamização do ciclo 2CN-CLab Talks ‘Cultura, Redes e Política: Portugal na Rede de Cidades Criativas da UNESCO’ e através de um ciclo de cinco Talks sobre a UCCN, a decorrer de forma descentralizada durante uma semana nas cinco cidades, sob o formato de mesas-redondas, pre- tende promover o debate sobre as caraterísticas do trabalho em rede e a importância estratégica de integrar a UCCN.

O Município de Barcelos é uma entidade pública que tem vindo a desenvolver um trabalho intenso de preservação, valorização e promoção das artes e ofícios tradicionais. A sua integração na Rede de Cidades Criativas da UNESCO permite o reconhecimento internacional da tradição artesanal e da arte popular de Barcelos como um valor patrimonial, histórico e social, a criação de mais postos de trabalho, nomeadamente no turismo criativo e de experiências, o reforço da notoriedade e reputação da criatividade dos barcelenses nas suas diversas artes, a promoção da criação de estruturas de apoio à actividade artística e a valorização das oficinas criativas tradicionais e apoio a novas gerações de artesãos, e este ciclo de conversas informais trará certamente benefícios pela partilha de saberes criativos e know-how.

O 2CN-CLab é realizado no âmbito do projecto “Redes de Cooperação Cultural Transnacionais: Portugal europeu, lusófono e ibero-americano”, que está a ser desenvolvido com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (Portugal), na Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade de Santiago de Compostela e na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (Brasil).

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.