Exposição de dinossauros no Parque de campismo da Cabreira
2021-06-04 às 06h00
Concelho recebe o 17.º Congresso Ibérico ‘A Bicicleta e a Cidade’ e o município barcelense aproveitou a ocasião para apresentar o seu plano para a mobilidade, que visa um investimento de 75 milhões de euros, a aplicar nos próximos quatro anos.
Ontem, Dia Mundial da Bicicleta - aprovado pelas Nações Unidas em 12 de Abril de 2018 como um dia oficial de consciencialização sobre os benefícios sociais de usar a bicicleta para transporte e lazer - Barcelos deu início ao 17.º Congresso Ibérico ‘A Bicicleta e a Cidade’, que decorre até amanhã, e que visa debater as questões da mobilidade, tendo como principal meio de transporte a bicicleta.
E para o município de Barcelos foi o momento ideal para anunciar um enorme investimento que vai arrancar precisamente nesta temática. O presidente da Câmara Municipal de Barcelos anunciou um investimento de 75 milhões de euros na mobilidade, a aplicar nos próximos quatro anos.
Miguel Costa Gomes classificou este investimento como “o maior de sempre do concelho na área da mobilidade”. O objectivo é induzir uma “revolução na mobilidade assente em três pilares fundamentais: mais fluidez no trânsito, mais descarbonização e uma maior qualidade de vida da população”.
“Apresentamos hoje o Tuba, um projecto que oferece mais opções de transporte e percursos, estimulando o desenvolvimento económico, cultural e ambiental do concelho. Neste novo puzzle da mobilidade sustentável, Barcelos vai encaixando todas as peças entre si numa abordagem complementar e integradora: Barcelos Bus; Serviço de bicicletas partilhadas; Transporte público flexível; Rede de ciclovias; Ecovia do Cávado e do Homem; e Melhoria das condições operacionais e de rebatimento do transporte público”.
Presente no congresso, o Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, defendeu: “Hoje em dia temos vários desafios pela frente, nomeadamente ambientais. As alterações climáticas já não são a discussão, a discussão deve estar centrada em como fazer e com que rapidez fazer, para alcançar a neutralidade carbónica em Portugal até 2050. Temos que pedalar rápido para atingir esta meta. Esta acção tem que ser concertada e tem de acontecer a vários níveis. A bicicleta tem de assumir um papel mais importante na mobilidade. Esta aposta tem que ser complementar à utilização dos transportes públicos, por isso este investimento de Barcelos é importante e corajoso”.
O Congresso prossegue hoje com a realização de mais uma série de iniciativas.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário