Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Barcelos: Concelho eclético que vê no desporto uma forma saudável de crescimento
Mais de 50% dos alojamentos da Freguesia de Sopo dotados com saneamento básico

Barcelos: Concelho eclético que vê no desporto uma forma saudável de crescimento

João Granja pede explicações sobre vacinação

Barcelos: Concelho eclético que vê no desporto uma forma saudável de crescimento

Desporto

2021-04-08 às 12h00

Carlos Costinha Sousa Carlos Costinha Sousa

Francisco rocha, vereador do desporto da Câmara Municipal de Barcelos, considera essencial o apoio que as autarquias dão às associações e entidades desportivas, principalmente num ano atípico, massacrado por uma pandemia que não dá tréguas.

O maior concelho de Portugal, com inúmeras freguesias que representam, todas elas, aquilo que de melhor Barcelos tem para oferecer ao país e ao mundo. Se em todo o planeta o Galo de Barcelos é dos ícones mais conhecidos, não é só por essa figura mítica que o concelho vai sendo falado por essas terras adiante.
Para além das suas muitas belezas naturais, da maravilhosa gastronomia e espantosas celebrações, como é exemplo perfeito a Festa das Cruzes, Barcelos é também um concelho reconhecido pelo desporto, demonstrando o seu ecletismo neste aspecto pelas várias associações que praticam as mais diversas modalidades desportivas.
Francisco Rocha, vereador responsável pelo pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Barcelos, aponta essa mesma grande variedade quando refere que são “35 as modalidades praticadas em Barcelos, desde a mais conhecida de todos, o futebol, à que mais alegrias nos tem trazido, o hóquei em patins, passando pelas artes marciais, natação, atletismo, ciclismo, automobilismo, xadrez, ténis de me- sa, jetski, entre muitas outras. Um elevado número de modalidades que fazem com que neste momento o concelho conte com 92 associações desportivas que, nas suas zonas de acção, elevam todos os dias o nome de Barcelos ao lugar mais alto do pódio, transportando o concelho um pouco por todo o mundo”.
E quem fala de Barcelos, para além do mítico galo, fala também do Gil Vicente Futebol Clube e do Óquei Clube de Barcelos, os dois clubes que mais têm representado o concelho a nível desportivo, granjeado os mais elevados feitos e conquistas.
“Temos o exemplo do nosso Gil Vicente FC e do Óquei Clube de Barcelos, dois grandes do desporto nacional. No futebol, o Gil Vicente batalha neste momento por se manter na divisão maior da modalidade em Portugal, o seu lugar, depois de uns anos em que penou em campeonatos mais baixos, após a injustiça que lhe foi feita. Os barcelenses nunca baixaram os braços e agora trabalham para uma recuperação e para que o crescimento do clube volte a tornar-se uma realidade”, refere o vereador da autarquia barcelense, para logo falar também do mítico e histórico Óquei Clube de Barcelos: “no hóquei em patins temos também um dos grandes de Portugal, que já venceu tudo a nível nacional e internacional e que está a tentar chegar aos mais altos voos novamente. E acredito piamente que vamos voltar a ter, em breve, oportunidade de celebrar mais uma grande conquista”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho