Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Barcelos: IPCA recebe terreno com 33.200 m2 para aumentar o seu Campus
Toque na curva afasta Gabriela de prova

Barcelos: IPCA recebe terreno com 33.200 m2 para aumentar o seu Campus

Hospital de Braga assinala Dia Mundial da Osteoporose

Barcelos: IPCA recebe terreno com 33.200 m2  para aumentar o seu Campus

Ensino

2021-09-15 às 11h00

Redacção Redacção

Maria José Fernandes fala da concretização de uma das grandes ambições da instituição que preside. Campus vai ficar ligado à cidade de Barcelos e o edil Miguel Costa Gomes mostrou-se orgulhoso.

Terreno destinado à construção de edifício para a investigação e transferência de tecnologia, de um auditório de 500 lugares, de uma residência universitária com 130 camas, e, ainda, de um espaço multiusos.
A ampliação do Campus do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) deu hoje um passo decisivo com a assinatura do contrato de direito de superfície da Quinta do Patarro, terreno com 33.200 m2, onde irá nascer o futuro Barcelos Collaborative Research and Innovation Centre (B-CRIC), um espaço destinado à investigação e inovação multidisciplinar e colaborativa, bem como um auditório de 500 lugares e uma residência universitária para 130 camas.
Ao abrigo do contrato ontem assinado com o Município de Barcelos, a autarquia cede ao IPCA, pelo prazo de 50 anos, automática e sucessivamente renovável pelo prazo de 20 anos, o direito sobre a Quinta do Patarro, que recentemente adquiriu por dois milhões de euros.
A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, referiu que este acordo de transferência da propriedade do imóvel com 33.200 m2, com acesso pela Avenida de São José, “concretiza uma das grandes ambições deste Instituto e, também, da Câmara Municipal, pois permitirá a ligação do Campus do IPCA à cidade, tornando este espaço e as suas vias pedonais, em especial as ecovias, locais excelentes de mobilidade dos cidadãos, dando ainda mais vida ao campus”. Acrescentou que “este é um dia histórico e muito importante porque a aquisição deste prédio sempre foi defendida pelo Professor João Carvalho que, com a sua persistência, também contribuiu para a sua concretização para fazer uma efetiva ligação do campus do IPCA ao centro da cidade”. Agradeceu ao oresidente da Câmara todo o empenho que há mais de dois anos colocou na aquisição deste imóvel e no aumento do campus do IPCA para mais de 10 hectares, concretizando o acordo inicial do Município de Barcelos em atribuir essa área para a instalação do IPCA, em Barcelos.
No caso concreto do edifício para o Barcelos CRIC, a presidente do IPCA explicou que “será um espaço com várias unidades de Investigação & Desenvolvimento, vocacionado para inovação e a transferência de conhecimento para as empresas”.
O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, dirigiu algumas palavras aos presentes referindo “sentir muita alegria por estar a contribuir para consolidar o projeto IPCA, importante para o concelho de Barcelos e para a região”, acrescentando “ que gostava que fosse construído o pavilhão multiusos porque é útil para os estudantes e poderá ser utilizado nas atividades económicas, sociais, desportivas e culturais da comunidade académica e, simultaneamente, pelos munícipes e pela comunidade empresarial do concelho”. Acrescentou que “o edifício para o Barcelos CRIC, a residência universitária e o multiusos serão infraestruturas que permitirão a realização de grandes eventos em Barcelos, e, também, a realização de importantes encontros de conhecimento e inovação promovidos pela comunidade científica internacional onde o IPCA já tem um reconhecimento assinalável.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho