Correio do Minho

Braga,

- +
Barcelos no fecho do Projecto LIVHES
1800 pessoas festejaram os 10 anos da Coligação “Juntos Por Braga’

Barcelos no fecho do Projecto LIVHES

Aposta clara nos jovens com vista os nacionais

Barcelos no fecho  do Projecto LIVHES

Cávado

2023-03-29 às 13h03

Redacção Redacção

Barcelos apresenta plataforma digital de Património Imaterial. Reunião arranca hoje e termina sexta-feira em França.

Citação

O Município de Barcelos participa na reunião de encerramento da iniciativa LIVHES, cofinanciada pelo Programa Interreg Sudoe, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), de 29 a 31 de março, em Pau, Béarn, França. O encontro juntará os nove parceiros da iniciativa para rematarem o projeto de valorização do património cultural imaterial dos seus territórios e apresentar o guia metodológico desenvolvido.
Os primeiros dias da reunião serão dedicados a avaliar o estado de execução do projecto, rever o progresso das experiências-piloto e finalizar o guia metodológico desenvolvido ao longo deste tempo. Serão, ainda, realizadas visitas de estudo a sítios de património cultural imaterial nos territórios do Pays de Béarn e do CIRDOC, anfitriões deste último encontro.
No dia 31 de março, terá lugar o Seminário transnacional de encerramento do programa europeu Sudoe-LIVHES, na Câmara de Comércio e Indústria de Pau. O evento é aberto a todos os agentes públicos e privados que trabalham na promoção do património, e contará com a intervenção de Timothy Curtis, Secretário-Geral da Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. Serão também apresentadas as experiências-piloto de cada parceiro do consórcio e haverá várias mesas redondas relacionadas com o PCI, a digitalização e o papel da juventude.
A iniciativa LIVHES responde a uma necessidade e a um desafio territorial partilhado pelas zonas escassamente povoadas do sul da Europa: encontrar e implementar novas formas de valorização do PCI promovido e reconhecido pela UNESCO, como instrumento para o desenvolvimento económico sustentável e para a coesão territorial.
Os parceiros envolvidos neste projeto são o Pays de Béarn, a Diputación de Teruel, a Diputación de Burgos, o Institut Català de Recerca en el Patrimoni Cultural (ICRPC), o Município de Barcelos, a Universidad Pública de Navarra, o CIRDOC - Institut Occitan de Cultura, a Communauté de Communes Pyrénées Haut Garonnaises e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Rio Minho.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho