Luís Freire pede Vitória SC a “gerir melhor” e a “sofrer junto” para vencer Estoril Praia
2024-12-10 às 06h00
Em apenas dez dias, o ‘Presépio a 7 Artes’, exposto na Sala Gótica dos Paços do Concelho, recebeu a visita de 12 mil pessoas. São cerca de 150 peças criadas por 50 artesãos do concelho de Barcelos.
É um recorde absoluto. Em apenas dez dias, o ‘Presépio a 7 Artes’ - patente na Sala Gótica dos Paços do Concelho - recebeu mais de 12 mil visitantes. E se a maior parte das pessoas aproveita o fim-de-semana para ver in loco o maior símbolo da quadra natalícia, a verdade é que, diariamente, são dezenas os visitantes, entre os quais centenas de forasteiros, muitos deles vindos da vizinha Espanha.
Inaugurado no final de Novembro, este presépio ostenta peças criadas por 50 artesãos de Barcelos, representativas das várias artes e ofícios populares do território do concelho.
Montado pelo terceiro ano consecutivo, o presépio não deixa ninguém indiferente tanto pela sua dimensão e enquadramento, como pela quantidade e diversidade artística das peças que o compõem. Composto por cerca de uma centena e meia de peças, este presépio pretende dar a conhecer a capacidade criativa dos artesãos de Barcelos, nas suas distintas artes constituindo um “retrato da vida quotidiana popular de um passado não muito longínquo, porém profundamente marcado pela expressão característica do Minho e das suas gentes, mas, mais do que isso, reflecte um sentimento colectivo de outros tempos e momentos de uma identidade e de um imaginário local”.
Barcelos, que ostenta o título de cidade criativa da UNESCO, é um território particularmente fértil nas artes e ofícios tradicionais, sendo o presépio uma das criações mais relevantes do figurado local. Neste contexto, o ‘Presépio a 7 Artes’, além do simbolismo que encerra, é também uma homenagem e um elogio ao artesanato local, não só patente nas produções barristas, mas também nos trabalhos em madeira, ferro, cestaria, bordado de crivo e em expressões de artesanato contemporâneas, caso da pasta de papel.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário