Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Barcelos sinaliza caminho de São Bento
Arcos de Valdevez: 'Fumo dos Dias' mostra retrato dos quotidiano da comunidade cigana

Barcelos sinaliza caminho de São Bento

Férias na Areia com muita segurança

Barcelos sinaliza caminho de São Bento

Cávado

2020-07-09 às 10h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Autarquia concluiu a sinalização do Caminho de São Bento, entre Pousa e a Igreja Matriz, no âmbito de projecto coordenado pela CIM Cávado.

O Município de Barcelos anunciou que concluiu a sinalização do Caminho de São Bento da Porta Aberta na sua área territorial, compreendida entre a freguesia de Pousa e a Igreja Matriz, em Barcelos.
Em comunicado, a autarquia recorda que a sinalização dos Caminhos de São bento da Porta Aberta é um projecto desenvolvido no âmbito da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, em parceria com a Irmandade de São Bento da Porta Aberta.
“Em conjunto com os seis municípios da CIM Cávado promovem o projecto ‘Caminhar em Segurança’ que visa a valorização e sinalização dos caminhos de São Bento da Porta Aberta, de forma a possibilitar uma leitura comum dos vários percursos e uma melhor orientação estratégica e em segurança aos peregrinos e caminhantes”, refere a autarquia.
O trajecto foi dividido em sete etapas distintas, desde Fão, no concelho de Esposende, até ao santuário de São Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro, num percurso total de aproximadamente 70 quilómetros.
A par da sinalização do caminho, foi também lançado o ‘Guia do Peregrino dos Caminhos de São Bento da Porta Aberta no Cávado’, obra apresentada na semana passada na cripta do São bento, cerimónia que contou com a presença da vereadora da Cultura de Barcelos, Armandina Saleiro.
Esta publicação pretende dar orientação geográfica, assim como informações úteis de índole cultural, ambiental e interpretativo.
A sessão teve como objectivo a valorização e promoção dos Caminhos de São Bento da Porta Aberta no território do Cávado que, juntamente com a sinalização implementada no terreno, permitirão reforçar a segurança do peregrino, promovendo a qualidade da caminhada e a valorização do território.
Este projecto surge de uma candidatura apresentada pela CIM do Cávado ao programa Interreg Espanã-Portugal (POCTEP). A aprovação desta candidatura permitiu o desenvolvi- mento de uma imagem de marca do caminho e várias soluções de sinalética direccional.
O Santuário é um local de culto com uma forte importância religiosa e turística, recebendo, por ano, mais de 600 mil turistas e peregrinos de várias origens.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho