Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Barcelos: Unidade Local de Saúde promoveu ‘Dia Digital’
Doze distritos sob aviso laranja devido ao mau tempo em Portugal continental

Barcelos: Unidade Local de Saúde promoveu ‘Dia Digital’

Cristiano Bacci quer Boavista “mentalmente forte” no duelo com o SC Braga

Barcelos: Unidade Local de Saúde promoveu ‘Dia Digital’

Cávado

2024-12-05 às 06h00

Redacção Redacção

Soluções digitais e de tele-saúde disponíveis para profissionais e utentes foram apresentadas no auditório da Misericórdia.

Citação



No auditório da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos teve lugar, dia 27 de Novembro, o evento denominado ‘Dia Digital e de Tele-saúde, organizado pela Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende (ULSBE), em parceria com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
O evento teve como objectivo apresentar as soluções digitais e de tele-saúde disponíveis para profissionais e utentes da ULSBE, com um enfoque nas inovações que estão a transformar os cuidados de saúde na região.
A sessão de abertura contou com a intervenção de Ricardo Vieira, vogal executivo do Conselho de Administração da ULSBE, que destacou a importância do tema, sublinhando que a ULSBE está cada vez mais preparada para o futuro, adaptando-se às novas realidades.
Relembrou o papel crucial da teles-aúde, especialmente no contexto da pandemia, que permitiu garantir a continuidade das consultas por meio de telemonitorização e teleconsulta.
Além disso, abordou a importância do investimento em tecnologia, formação dos profis-sionais e literacia digital dos utentes, de modo a responder de forma eficaz às necessidades da comunidade.
A equipa dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), nomeadamente a Unidade de Inovação Digital, apresentou as principais plataformas digitais em uso na ULSBE, como a LIVE, para a prática de teleconsultas, e a plataforma de Telecuidados, que abrange telemonitorização e telereabilitação, além dos serviços digitais direccionados aos profissionais de saúde.
O evento também incluiu um espaço de interacção, onde os participantes puderam colocar questões, seguido de um coffee-break.
Foram apresentados projectos inovadores da ULSBE, como o RSE LIVE TOD, uma teleconsulta de enfermagem para o acompanhamento de doentes com tuberculose, a telemonitorização do utente hipocoagulado, as iniciativas de cuidados especializados em telemedicina, bem como as novas respostas em telessaúde que estão a ser implementadas para melhorar a prestação de cuidados.
No encerramento, Marta Gomes, directora clínica dos Cuidados de Saúde Hospitalares da ULSBE, enfatizou a importância da capacitação contínua, da literacia em saúde e do envolvimento dos utentes com o uso de novas tecnologias.
A tarde foi marcada por uma ação interactiva, onde profissionais de saúde puderam explorar as plataformas LIVE e de telecuidados, com apoio directo para esclarecer dúvidas e aprender a utilizá-las na prática.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho