Engenharia e arquitectura precisam de revolução
2025-03-26 às 06h00
Estrutura resultou da remodelação da Escola Básica e Jardim de Infância de Lameiros e implicou um investimento municipal de cerca de 320 mil euros. Autarca de Cabeceiras de Basto diz que estão criadas boas condições para proteger as florestas locais.
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, e o secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, inauguraram ontem a Base da Força de Sapadores Bombeiros Florestais do ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas).
O edifício resulta da remodelação da antiga Escola Básica e Jardim de Infância de Lameiros, na União de Freguesias de Refojos de Basto, Outeiro e Painzela.
As obras custaram cerca de 320 mil euros e representam a aposta do município na defesa da floresta. “Este espaço, outrora dedicado à educação e à formação das nossas crianças, renasce agora com esta nova missão: proteger as nossas florestas, a nossa biodiversidade e as nossas gentes. É um exemplo de como podemos reinventar o nosso património, dando-lhe uma nova vida, mas com um propósito igualmente nobre. Esta base não é apenas uma infraestrutura física. Representa o símbolo da resiliência, onde os nossos Sapadores Bombeiros Florestais terão as condições necessárias para desempenhar o seu nobre trabalho. Agir com base na prevenção, recuperação e preservação dos espaços florestais tem sido um dos principais objectos de actuação da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto”, declarou Francisco Alves, presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto. O autarca lembrou ainda alguns dos investimentos municipais feitos na defesa do território e das florestas: a criação da Base de Máquinas de Rasto do ICNF; a criação da Base de Aquartelamento da Brigada de Sapadores Florestais da CIM (Comunidade Intermunicipal) do Ave; a criação da quinta Equipa de Sapadores Florestais e o protocolo de colaboração anual com as restantes Equipas de Sapadores Florestais visando a operacionalização do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, entre outros investimentos.
O secretário de Estado das Florestas declarou que a nova base “garante a dignidade da missão dos Bombeiros Sapadores e a vossa missão é proteger o património florestal”.
Rui Ladeira anunciou o aumento de operacionais da Força de Sapadores Bombeiros Florestais de Cabeceiras de Basto.
“Temos o foco de aumentar a força Se tivermos essa possibilidade, teremos mais jovens, homens e mulheres para que esta força possa garantir a esta re-gião maior resposta quando tivermos necessidade”, indicou Rui Ladeira. O governante anunciou ainda a vinda de uma máquina de rasto para a CIM?do Ave e de um tractor para limpeza de faixas de terreno.
A directora regional do Norte do ICNF, Sandra Sarmento, revelou que “defender a floresta é um desafio enorme. Só quando nos unimos é que conseguimos enfrentar os desafios.”
O edifício-sede da Força de Sapadores Bombeiros Florestais de Cabeceiras de Basto do ICNF com dormitórios, balneários, refeitório/cozinha, lavandaria e sala de ferramentas e com uma sala de formação.
30 Abril 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário