Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Bem-vindos à Braga romana!
Guimarães: alteração do Local da Sessão Solene do 24 de Junho

Bem-vindos à Braga romana!

Carlos Vicens aumenta carga de trabalho na preparação da nova temporada

Bem-vindos à Braga romana!

Braga

2025-05-22 às 06h00

Carlos Costinha Sousa Carlos Costinha Sousa

Até domingo, Braga volta aos seus anos fundacionais, relembrando a herança romana que criou, há mais de 2000 anos a Bracara Augusta. São quatro dias de programação com muita animação e aprendizagem.

Citação

Estão abertas as portas para mais uma Braga Romana. A edição de 2025 desta viagem ao passado que todos os anos a cidade de Braga enfrenta, teve ontem o seu tiro de partida com a apresentação, na Praça do Município, do espectáculo ‘Ludi Florei - Florália’ para centenas de crianças de várias escolas da cidade, que se trajaram a rigor para mergulharem nestes dias de regresso à memória romana de Braga.
Até ao próximo domingo, as artérias e espaços mais centrais da augusta cidade voltam a viver uma verdadeira viagem encantada ao passado, numa celebração à grandiosidade dos seus tempos fundacionais, com a recriação da Bracara Augusta.
Nos locais a visitar, destacam-se o Núcleo Museológico das Termas Romanas, o Teatro Romano, a Fonte do Ídolo, a Domus da Sé e o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, entre outros locais que apresentam vestígios que se têm vindo a revelar no traçado urbano actual da cidade.
Nesta 21.ª edição, entre os destaques estão a a exposição ‘Bracara Augusta. 2040 anos de História’, no exterior do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, que convida a uma imersão no legado romano e nos sítios arqueológicos da cidade, enquanto o espectáculo de Media Arts no Largo D. João Peculiar funde tecnologia e memória, reconstruindo através da luz e do som a magnificência deste legado.
Em representação da Câmara Municipal de Braga, Ana Ferreira deu as boas-vindas a todos quantos visitem a Braga Romana, nesta sua 21.ª edição, lembrando as várias actividades que estão disponíveis para todos poderem participar e terem uma maior noção e conhecimento do que era a Bracara Augusta.
“São cinco palcos, 72 horas de programação e mais de 160 actividades que incluem workshops, oficinas, visitas encenadas em todos os espaços arqueológicos que estão abertos para visitas e com actividades”, refere Ana Ferreira, frisando que “são muitos motivos para estar em Braga até ao próximo domingo”.
A chefe de gabinete da autarquia de Braga afirma que são grandes as expectativas quanto ao número de visitantes, sendo certo que a hotelaria estará com a taxa de ocupação bastante elevada.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho