Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Bernardo Reis “um cidadão ilustre, com uma obra notável”
Maxi Pereira junta-se à equipa técnica de Daniel Sousa no SC Braga

Bernardo Reis “um cidadão ilustre, com uma obra notável”

Feira do Cavalo com homenagem aos 12 anos de atividade

Bernardo Reis “um cidadão  ilustre, com uma obra notável”

Braga

2024-04-21 às 11h00

Libânia Pereira Libânia Pereira

O Provedor Bernardo Reis foi homenageado com o lançamento da edição n.º 20 da Revista ‘Misericórdia Braga’. O “humanismo e obra notável” do homenageado foram destacadas na sessão.

Citação

No ano em que comemora duas décadas, a Revista ‘Misericórdia de Braga’ dedicou a 20.ª edição ao seu fundador, o provedor Bernardo Reis, um “cidadão ilustre, com uma obra notável”. O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga foi assim homenageado, na tarde de ontem, numa cerimónia onde se lembrou o percurso pessoal e profissional de Bernardo Reis, “um ser humano raro, que a todos toca pela sua postura ética, dedicação, rigor, competência, amor, e carinho que coloca em tudo o que faz”.
Na cerimónia que teve lugar na Igreja do Hospital de S. Marcos, foi apresentada a obra composta por 103 textos, divididos por quatro secções, nas quais a revista homenageia “o homem de família família, o homem liderança, o homem ciência e o homem fé”.
Marta Lobo, curadora do Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia de Braga e membro do conselho de redacção da Revista ‘Misericórdia de Braga’, considerou que estamos perante “um riquíssimo repositório de ideias sobre as diversas facetas de Bernardo Reis”.
“Por quem o conhece bem é considerado detentor de uma energia inesgotável, capaz de rasgar mundos com compromissos ancorados na sua integridade moral, humanista, e com vincada dedicação às causas sociais, culturais e patrimoniais”, disse Marta Lobo.
Manuel Lemos, presidente do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas, lembrou o percurso “de um cidadão ilustre, com uma obra notável tanto institucional como cívica”. Geólogo e administrador de sucesso, Bernardo Reis encontrou “a sua completa realização na vida cívica”, considerou Manuel Lemos.
Na União das Misericórdias Portuguesas “deixou a sua marca indelével”, e é hoje “uma referência para muitos provedores portugueses que seguiram ao seu exemplo”.
“Homem de cultura e acção”, Bernardo Reis deu “um forte impulso” na promoção da cultura e na preservação e valorização do património.
Nas palavras de Manuel Lemos, o homenageado é “o diamante das Misericórdias. Um homem de carácter íntegro, frontal e transparente”. “Um ser humano raro, que a todos toca pela sua postura ética, dedicação, rigor, amor, competência e carinho que coloca em tudo o que faz. Rege-se por um conjunto de valores e princípios ancorados numa extrema simpatia e simplicidade só conhecida aos seres humanos de excepção”, afirmou.
A sessão contou ainda com a intervenção de Eurico Pereira, que abordou a actividade de Bernardo Reis enquanto geólogo, classificando-o como “um líder de excelência”, cujo “entusiasmo e empenho” contagiavam toda a equipa, alguém que conquistou “respeito e admiração pela nobreza do seu carácter”.
Emocionado, Bernardo Reis agradeceu pelas palavras e pelos testemunhos reunidos na revista.
“Sempre me empenhei desinteressadamente, por amor ao próximo, assim como na vida profissional ou de investigação, colocando sempre em primeiro lugar as causas. Procurei sempre ser útil à sociedade, com sentido solidário”, garantiu o homenageado.
“Entendo esta revista como o reconhecimento e homenagem a todos com quem tive o privilégio de trabalhar, percorrendo diversos caminhos transcontinentais, sem discriminação de etnia ou cor, pois sem eles, desde os mais simples às grandes personalidades, não teria atingido os objectivos do percurso da minha vida polifacetada, independentemente das ideologias, mas colocando sempre em primeiro lugar o bem comum e as melhores soluções, dentro de princípios e valores”, concluiu.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho