Delegação da Boa Vista, Cabo Verde, visita Cabeceiras de Basto
2013-03-24 às 16h09
A abertura da Exposição “Ilse Losa” de Manuela Bacelar marcou, ontem, o início das Comemorações do Centenário do Nascimento da escritora Ilse Losa, que a Câmara Municipal de Esposende está a levar a efeito.
A abertura da Exposição “Ilse Losa” de Manuela Bacelar marcou, ontem, o início das Comemorações do Centenário do Nascimento da escritora Ilse Losa, que a Câmara Municipal de Esposende está a levar a efeito.
A mostra está patente na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura e é a primeira das actividades agendadas com o intuito de recordar esta conceituada escritora, de origem alemã, que manteve forte ligação a Esposende, e dar a conhecer a sua obra. Além das ilustrações de Manuela Bacelar, a exposição integra a obra bibliográfica de Ilse Losa e uma pequena memória do casal Ilse Losa e Arménio Losa alusiva à relação que mantiveram com Esposende, concretamente uma fotografia do casal e uma imagem da casa que construíram na cidade.
Na abertura da exposição esteve presente a ilustradora Manuela Bacelar, responsável por grande parte das ilustrações dos livros da autoria de Ilse Losa, com quem manteve uma forte relação de amizade, como expressou aos presentes, partilhando algumas memórias do percurso que trilharam juntas. Considerada uma das mais importantes ilustradoras contemporâneas, Manuela Bacelar ilustrou mais de meia centena de livros da escritora agora homenageada, tendo sido distinguida, em 1989, com a Maçã de Ouro da Bienal Internacional de Bratislava, e, em 1990, com o Prémio Gulbenkian de Ilustração, pelas ilustrações do livro “Silka” (1989).
Em representação da Câmara Municipal de Esposende, a Vereadora da Cultura e Educação, Jaqueline Areias, vincou que o Município não poderia deixar passar em branco a efeméride do centenário do nascimento da escritora, um dos grandes nomes da literatura infantil nacional, que se assinalou precisamente ontem, dia 20 de Março. “É uma homenagem digna que não poderíamos deixar de fazer”, afirmou.
Jaqueline Areias referiu que o programa de homenagem integra também a realização, no dia 9 de Abril, do Seminário “Sob céus estranhos, uma artista chamada Ilse”, que terá lugar na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, e que reunirá um leque alargado de oradores, alguns dos quais vão partilhar memórias da ligação afectiva que mantiveram com a escritora, como é o caso de Manuela Bacelar, e outros que irão debruçar-se sobre a sua obra. A Vereadora apelou à participação quer nesta iniciativa, quer no lançamento nacional do selo filatélico de Ilse Losa, integrado na série “Vultos da Cultura” 2013, com carimbo do dia, a ter lugar no dia 15 de Abril, às 10h30, na Biblioteca Municipal.
A Exposição “Ilse Losa” de Manuela Bacelar pode ser visitada até ao próximo dia 30 de Abril, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30.
*** Nota do Serviço de Comunicação e Imagem da CME ***
08 Agosto 2022
08 Agosto 2022
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário