Correio do Minho

Braga,

- +
Bienal de Ilustração será editada inteiramente por mulheres
Barcelos comemora o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Bienal de Ilustração será editada inteiramente por mulheres

Centro de Testagem COVID-19 do IPCA já entrou em funcionamento

Bienal de Ilustração será editada inteiramente por mulheres

Vale do Ave

2021-03-02 às 08h00

Paula Maia Paula Maia

Edição de uma versão ilustrada dos Lusíadas, de Luís de Camões, é um dos destaques desta terceira edição que terá lugar de 23 de Outubro a 31 de Dezembro.

A visão da mulher na ilustração erá um papel fundamental na terceira edição da Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG), que terá lugar de 23 de Outubro a 31 de Dezembro, em vários espaços do concelho. Entre as novidades para a edição deste ano estará a exposição do trabalho da artista Cristina Reis, cenógrafa e designer gráfica da Companhia de Teatro ‘A Cornucópia’ de Lisboa. “É altura de homenagear esta grande artista”, diz Tiago Manuel, director artístico da bienal, adiantanto que a Imprensa Nacional Casa da Moeda vai fazer coincidir com a abertura da exposição desta artista uma edição Holográfica na Imprensa Nacional Casa da Moeda. A Cristina Reis será ainda atribuído o Prémio Carreira.
A bienal integrará ainda uma colecção de ilustrações originais totalmente organizada por dez artistas sobre a obra de Luís de Camões , ‘os Lusíadas’. “É a primeira vez que assistimos a uma orgnização deste género. É um exemplo ético e de normalidade que deve ser entendido como o alargar do leque das escolhas. As pessoas, num plano geral de cultura, têm necessidade de ter opção de ler os Lusíadas visto pelos olhos de outras pessoas que não as habituais”, referiu Tiago?Manuel, acrescentando que esta edição vai ser “uma marca para o país e para a Europa”.
Esta colecção, segundo Tiago Manuel, integrará o património cultural da cidade de Guimarães.
Entretanto já se encontram abertas abertas as inscrições para o Prémio Nacional BIG 2021. São sete os prémios, num total de 8 500 euros.
As inscrições podem ser formalizadas por artistas que desenvolvem a sua actividade profissional nas áreas da ilustração de imprensa, de livros e de cartazes culturais até 31 de Maio de 2021.
Serão atribuídos os prémios Grande Prémio BIG no valor de 5 mi euros, Prémio BIG Revelação no valor de mil euros e cinco prémios BIG Aquisição no valor 500 quinhentos euros cada. Já o Prémio Carreira BIG foi atribuído à cenógrafa Cristina Reis, com um valor pecuniário de 10 mil euros.
As conferências voltam a integrar o programa da bienal. O cantor e compositor Sérgio Godinho, Sara Figueiredo Costa, critica de arte da Fundação José Saramago e o professor catedrático da Universidade de Coimbra João Ramalho Santos serão os convidados.
Rui Ramos, director da BIG, referiu ainda que a bienal vai integrar uma exposição de originais de André Letria, vencedor do prémio nacional de 2017 e o autor convidado para elaborar o desenho de cartaz para a edição deste ano.
Para estabelecer uma ligação às escolas, o director adiantou que decorrerão oficinas em diversos estabelecimentos do concelho.
A vice-presidente da câmara de Guimarães frisou na apresentação do certame o “papel preponderante” da mulher nesta bienal, traduzida não só pela atribuição do Prémio Carreira a Cristina Reis, como a versão dos Lusíadas apresentada por dez artistas.
Adelina Paula Pinto destaca ainda a perspectiva educativa “que é muito a matriz de Guimarães”, na ligação da arte à educação educação, traduzida nas ofinas que decorrerão nas escolas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho