Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Bienal Internacional de Arte de Cerveira narrada no feminino já se encontra disponível online
Nova colecção da UMinho Editora contará com vários temas

Bienal Internacional de Arte de Cerveira narrada no feminino já se encontra disponível online

Envelhecimento saudável foi destaque no II Congresso da Santa Casa de Braga

Bienal Internacional de Arte de Cerveira narrada no feminino já se encontra disponível online

Alto Minho

2021-09-27 às 18h11

Redacção Redacção

No âmbito do Ciclo de Conferências “Estórias do Minho - Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária”, foi lançado no Palco das Artes, o documentário sonoro “Por uma rotação do olhar. A Bienal Internacional de Arte de Cerveira narrada no feminino”. Realizado e produzido por Elisa Noronha, o registo encontra-se agora disponível online.

spaço e Memória» da Faculdade de Letras da U. Porto, Elisa Noronha, o documentário sonoro apresenta-se como um importante capítulo da história da Bienal Internacional de Arte de Cerveira. “Este projeto retrata a importância de mulheres artistas e não artistas para a existência deste evento, seja enquanto uma realidade artística, seja enquanto uma referência cultural e/ou identitária de Vila Nova de Cerveira”, explica a investigadora.
Para o presidente da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Nuno Correia: “Este registo apresenta uma nova perspetiva sobre a história da Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que dá voz às mulheres e sublinha o seu papel crucial no evento. Esperamos que este documentário seja apenas o ponto de partida para uma nova abordagem que merece ser explorada e investigada”.
O documentário retrata ainda o impacto que a Bienal Internacional de Arte de Cerveira teve na vida das mulheres da comunidade local e a sua participação e identificação efetiva e/ou afetiva para a continuidade do evento.
Realizado entre 2020 e 2021, o documentário encontra-se agora disponível online no site do Município de Vila Nova de Cerveira, entidade promotora, e da Fundação Bienal de Arte de Cerveira.
De referir que a iniciativa integra o “Ciclo de Conferências sobre Estórias do Minho”, enquadrado no Projeto Âncora “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, cofinanciado pelo Norte 2020.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho