Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Biotriturador “é uma mais-valia” para a prevenção de incêndios
Vaudeville 2021 com balanço positivo

Biotriturador “é uma mais-valia” para a prevenção de incêndios

Europa deve convergir nos assuntos da pandemia

Biotriturador “é uma mais-valia” para a prevenção de incêndios

Cávado

2021-06-12 às 08h03

Redacção Redacção

Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave disponibilizou um Biotriturador ao Município da Póvoa de Lanhoso. Reduzir o número de ignições no futuro é um dos desejos do autarca Avelino Silva.

O concelho da Póvoa de Lanhoso já tem disponível o Biotriturador, que foi cedido ontem pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave. “Este equipamento é uma mais-valia para o trabalho de prevenção de incêndios que é efectuado no nosso território. Temos a expectativa de que, num futuro próximo, a sua utilização possa contribuir para a redução do número de ignições”, destacou o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, no momento simbólico de entrega que decorreu nos Paços do Concelho e contou também com a secretária Executiva da CIM do Ave, Marta Coutada.
Na sequência de um Aviso de Concurso lançado pelo PO Norte 2020, a CIM do Ave apresentou uma candidatura no âmbito da proteção contra riscos de incêndios. “Esta candidatura, para além de prever a aquisição de equipamentos, visou igualmente a implementação de acções de sensibilização direccionadas a toda a população, com o objectivo de valorizar a floresta e diminuir os comportamentos de risco”, pode ler-se na nota enviada pelo município.

A região Norte, face à elevada ocupação florestal, é anualmente “fustigada por um elevado número de incêndios, que colocam muitas vezes em causa a segurança das populações”. Por isso, “os municípios da NUT III Ave viram aqui uma oportunidade para dotar o território com biotrituradores, possibilitando, assim, a eliminação dos sobrantes provenientes das acções desenvolvidas pelos Sapadores Florestais, sem recurso ao uso do fogo”, acrescenta a mesma nota, referindo que este equipamento estará também ao dispor dos serviços municipais.
O processo de cedência dos Biotrituradores iniciou já no passado dia 26 de Maio e abrange, para além do Município da Póvoa de Lanhoso, os municípios de Vieira do Minho, Vizela, Cabeceiras de Basto, Guimarães, Mondim de Basto e Fafe.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho