Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Boccia Sénior Braga é uma aposta ganha
Revisão do PDM e parque industrial em Regadas são a aposta do município

Boccia Sénior Braga é uma aposta ganha

Cerveira desafiou jovens para participação num peddy-paper

Boccia Sénior Braga é uma aposta ganha

Desporto

2019-07-17 às 15h15

Miguel Machado Miguel Machado

Fecho de temporada juntou, ontem, a “família” do Programa Boccia Sénior de Braga numa ‘party’ animada, com actividades desportivas no pavilhão Flávio Sá Leite, e um mega-convívio no Parque São João da Ponte. Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, destaca o êxito deste Programa Boccia Sénior Braga, um projecto que envolve já mais de 400 atletas de 30 instituições do concelho.

Citação

Finalizou ontem em beleza mais uma temporada de sucesso do Programa Boccia Sénior Braga, uma parceria entre a Câmara Municipal de Braga e o SC Braga – Secção de Boccia. O pavilhão Flávio Sá Leite, de manhã com actividades, e o Parque de São João da Ponte, de tarde com animação, foi palco do Boccia Sénior Braga Party, um convívio que juntou todas as entidades e participantes inscritos no programa, oriundos das Instituições Particulares de Solidariedade Social e das Uniões/Juntas de Freguesia do concelho, que usufruem da modalidade.

Fecho de época com balanço muito positivo e que motiva os responsáveis a continuar o projecto. Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, destaca o êxito do Programa Boccia Sénior já com forte implementação no concelho.

“É um programa que associa o desporto ao elemento social, também muito importante, inclusive temos aqui pessoas que a partir de uma certa idade praticam desporto, o que é bom para o Ministério da Saúde, pois contribui para o bem estar destas pessoas. O Boccia é uma actividade mais conhecida pela via dos atletas de grande mérito do Desporto Adaptado, e foram eles próprios que ajudaram a promover esta modalidade e foram os grandes dinamizadores destas nossas jornadas que são contínua e frequentes, em que envolvemos mais de 400 atletas de 30 instituições”, afirmou o autarca, em declarações ao Correio do Minho, ontem no convívio que decorreu no Parque da Ponte.

Firmino Marques destacou ainda que “é o quinto ano deste programa, uma iniciativa já consolidada, e com resultados evidentes a todos os níveis, do ponto de vista da saúde e integração. Sem dúvida foi uma grande ideia entre o nosso presidente Ricardo Rio e o presidente do SC Braga, António Salvador de promoverem este projecto” frisou.

Para além da prática do desporto “que é salutar”, Firmino Marques realça o “trabalho conjunto” desenvolvido entre o Gabi- nete da Área Social e Desporto da Câmara Municipal com a secção do desporto adaptado do SC Braga, em “aproveitar também a questão social e a promover o intercâmbio entre as instituições que são muitas”. “Temos aqui dezenas de juntas e uniões de freguesias, mas também de instituições de intervenção social. É uma boa oportunidade para os utentes conviverem, os técnicos e dirigentes, num impacto grande para os participantes”.

Numa época desportiva que começou em Setembro, com a Taça Amizade em conjunto com o município de S. João da Madeira, “que liga duas cidades que têm muito entre si”, Firmino Marques disse ainda que o fecho das actividades não podiam ter um local mais apropriado, reunindo a família “num lugar paradisíaco da nossa cidade”, o Parque S. João de Ponte.

“Finalizamos a época com sentimento de dever cumprido, sobretudo a componente social que valorizamos muito, para além, da componente desportiva onde temos já grandes atletas em evidência no panorama regional do boccia sénior”, destacou.

----------

Luís Marta, director do Boccia do SC Braga
"Próxima meta é criar uma equipa para competir nos Campeonatos Nacionais"

O SC Braga é um dos parceiros do projecto Boccia Sénior Braga que tem alcançado todos os objectivos a que se propôs, destaca Luís Marta.
“Sem dúvida, ao longo destes anos que temos mantido a parceria com a Câmara Municipal é notório não só o agrado dos participantes, como também pelo facto de existiram muitas instituições em lista de espera para integrar o Programa, são sinais que efectivamente que o projecto tem impacto e corresponde às ansiedades das pessoas de praticar desporto, que é o nosso objectivo. Estamos a cumprir as metas a que nos propusemos nesta área sénior, no sentido de lhes dar uma convivência diferente na ocupação do tempo livre, mas também da tal competição saudável”, afirmou.
Face ao êxito do projecto, Luís Marta adiantou ainda que está a ser equacionada “a formação de uma equipa representativa do clube e da cidade, para participar nos Campeonatos de Boccia Sénior, exactamente fruto do empenho dos nossos participantes, cada vez mais interessados em querer evoluir e aprender a modalidade. Será um projecto mais virado para a competição para representar o clube e o concelho a nível nacional na modalidade.”

------------


André Soares, coordenador do programa, é um dos rostos do sucesso deste projecto.

“O Boccia Sénior Braga é uma iniciativa que já cativou a atenção das pessoas, pois é uma actividade de âmbito sócio-desportiva, adaptada à condição física e mental dos idosos. E é notório o bom espírito e diversão entre todos os participantes ao longo das várias jornadas que promovemos, e que são cada vez mais, torneios, já há uma Liga, uma Taça da Liga e queremos ainda partir para outros projectos futuros, para atingir mais público”, destacou o coordenador.

André Soares destacou ainda a “excelente adesão” ao programa das pessoas/instituições. “Quando iniciamos em 2013, começamos com um projecto-piloto nas juntas de freguesia, houve uma participação muito boa, e com a entrada deste executivo partiu-se para o alargamento do programa para as 37 uniões/freguesias, neste momento já estamos em 21, e com 19 IPSS's. Temos 400 pessoas inscritas. Temos ainda uma lista de 15 entidades interessadas em entrar, mas há muitas mais. Ainda hoje, quando estávamos a fazer a nossas acti- vidades no pavilhão, fomos abordamos por pessoas a perguntar como podem aderir. Tem sido um sucesso e ficamos satisfeitos pelo reconhecimento.”

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho