Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Bom Jesus do Monte e Mosteiro de Tibães no ‘pack’ especial dos ‘Garden Experiences’
Câmara Municipal de Ponte da Barca aprova investimento para obras nas freguesias

Bom Jesus do Monte e Mosteiro de Tibães no ‘pack’ especial dos ‘Garden Experiences’

‘Pequenos grandes poetas’ apurados

Bom Jesus do Monte e Mosteiro de Tibães no ‘pack’ especial dos ‘Garden Experiences’

Braga

2021-05-13 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Os jardins históricos da região minhota estão dentro do novo produto turístico que acaba de ser lançado pela mão da Associação de Jardins Históricos de Portugal e da RURIS. Uma “proposta diferenciadora” que visa potenciar e manter o património.

O Santuário do Bom Jesus do Monte - património mundial da UNESCO, o Mosteiro de Tibães e a ‘Quinta dos Curvos’, em Esposende, fazem parte de um ‘pack’ especial para ser visitado durante um dia. O “novo produto turístico”, intitulado ‘Garden Experiences’, é dinamizado pela Associação dos Jardins Históricos de Portugal (AJHP), em parceria com a RURIS - empresa especializada na implementação de estratégias de desenvolvimento para territórios desafiantes, cuja parceria acaba de lançar a oferta inovadora, convidando os turistas a vivenciar uma “experiência diferente” pelos jardins históricos, com oferta de alojamento e restauração.
Ao todo são 12 ‘Garden Experiences’ (Experiências em Jardins), alocando 29 jardins históricos da região Norte e Centro e vários no território do Minho, que se propõem visitar em ‘packs’ especiais que convidam ao usufruto de um, dois ou três dias de um turismo verdadeiramente diferenciado, num apelo à tranquilidade junto da Mãe-Natureza e longe das grandes massas.
Trata-se de um novo produto turístico disponibilizado, a partir de agora, numa oferta diferenciada para atrair turistas e visitantes que procurem experiências diferentes e mais sustentáveis, explicou Manuel Sousa, arquitecto e membro da AJHP ao jornal ‘Correio do Minho’, acrescentando que o novo conceito é também uma nova fórmula “para promover o território em segurança em tempos de pandemia” e não só.
Nos 12 ‘packs’ especial ‘Garden Experience’, há vários jardins históricos da região do Minho incluídos. À visita ao Santuário do Bom Jesus do Monte e ao Mosteiro de Tibães, onde será servido o almoço no restaurante ‘L’eau Vive’ junta-se à ‘Quinta dos Curvos’, em Esposende, e é precisamente aí, com uma prova de vinhos, que começa a experiência incluída no ‘pack’ especial ‘Jardins do Minho’.
O ‘pack’ dos ‘Jardins do Minho’ e outros podem ser encontrado, neste momento, através de duas agências de viagens - a ‘Club Tour’ e a ‘Travel Tailors’ - que são as primeiras a comercializar este novo produto turístico, desenhado pela AJHP e pela RURIS, e que podem ajudar os visitantes a realizar as reservas.
Recorde-se que a AJHP, criada em 2003, iniciou então um vasto e minucioso trabalho de inventariação de rotas de jardins históricos em todo o país, atendendo aos territórios do Interior, num projecto apoiado pelo Programa Nacional ‘Valorizar’, através do Turismo de Portugal (TP), depois de ter levado avante um projecto similar em Lisboa.
“Actualmente temos já consolidadas 12 rotas de jardins históricos (sete das quais financiadas pelo TP e cinco pela Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito da Capital Verde Europeia’2020”, explicou Manuel Sousa, frisando que “este é um trabalho em aberto e que poderá ir sendo ampliado, integrando mais jardins, à medida que os parceiros o desejem, já que muitas propriedades são também de título privado”.
“Foi precisamente o levantamento e estudo dos jardins históricos do país, que permitiu agora avançarmos com o lançamento deste novo produto turístico, enquanto experiência-piloto inovadora, que esperamos que venha a ter grande receptividade junto dos turistas e visitantes”, indicou.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho