Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Bom Jesus: renovado bar com esplanada junto ao Lago vai estar aberto todo o ano
Famalicão lança Prémio Literário Camilo Castelo Branco no valor de 7.500 euros

Bom Jesus: renovado bar com esplanada junto ao Lago vai estar aberto todo o ano

Guimarães aprova criação do Conselho Consultivo do Turismo para impulsionar setor

Bom Jesus: renovado bar com esplanada  junto ao Lago vai estar aberto todo o ano

Braga

2020-08-02 às 13h00

Paula Maia Paula Maia

ANTIGA estrutura deu lugar a um espaço moderno, mas onde se respeitou a memória do passado. Está isolado por paredes de vidro que permite aos visitantes não só usufruírem do bar durante todo o ano, como apreciar a sua paisagem envolvente

Citação

Duzentos e sessenta mil euros foi quanto a cadeia de Hotéis do Bom Jesus - entidade que vai griri o novo espaço - investiu na requalificação do bar/esplanada situado junto ao Lago que abriu ao público na passada quinta-feira, mas que foi formalmente inauguarado ontem numa cerimónia que contou com vários representantes de instituições e entidades da cidade e do vereador do Turismo da câmara de Braga, Altino Bessa.
Com uma aparência totalmente renovada, onde se privilegia a estrutura em vidro, o bar constitui mais uma mais-valia para a estância, oferecendo uma envolvência paisagística única aos visitantes.
O projecto, da autoria do arquitecto Gerardo Esteves, procurou respeitar a matriz original do espaço, mas conferindo-lhes, como o próprio indica, melhores condições e “uma nova forma de fruir e de acolher as pessoas”.
“Aproveitou-se toda a estrutura já existente que foi dotada de todas as condições actuais para o funcionamento de um serviço de café/bar com esplanada. Isolámos todo o espaço com vidro de forma a permitir a sua abertura durante todo o ano”, referiu ao CM Varico Pereira, gestor do Bem para a Unesco e membro da Confraria do Bom Jesus, proprietária do espaço, dando conta que este é um espaço que “convida a estar e contemplar a paisagem”.
Varico Pereira ressalva também que a remodelação do bar do Lago, “que respeitou a a memória do passado”, permitirá redistribuir os visitantes por outros pontos da estância, proporcionando novas descobertas e evitando a massificação em em alguns locais, sendo este um dos compromissos assumidos com a Unesco aquando a classificação do Bom Jesus como Património Mundial. “Este investimento foi pensado precisamente para retirar alguma da concentração de pessoas de alguns pontos, nomeadamente junto à basílica, e criar novos espaços de recreio e lazer no Bom?Jesus”.
Junto ao bar está também situado um parque infantil que foi também já remodelado, assim como o parque de merendas que nesta altura acolhe milhares de pessoas. “Temos ali um conjunto de actividades muito interessante que tem tido muito procura nesta altura, sobretudo o parque de merendas onde são realizados os piqueniques”, diz a propósito Varico Pereira.
Mário Paulo Pereira, administrador dos Hotéis do Bom Jesus, sublinhou, na cerimónia inaugural, que a intervenção procurou dotar o espaço de novas condições, mas sem “deixar de honrar o seu passado” cujas linhas mestras foram conservadas.
“Vamos tentar que este seja um espaço de lazer para todos, onde as famílias podem estar”, continua o responsável, dando conta que no bar/esplanada além de café, bebidas, os visitantes podem usufruir de alguns snacks.
O arcebispo de Braga, que procedeu à bênção das novas instalações, frisou que este é um espaço para “estar”.
“Um bar neste lugar é um convite para estar. Para que uma família possa passar aqui umas horas, uma tarde serenamente sabendo que os seus filhos podem brincar nos espaços envolventes. (...) Um local para retemperar energias, porventura pensando na vida, reflectindo, interiorizando”, afirmou D. Jorge Ortiga.
O bar do Lago funcionará de segunda a quinta das 10.30 às 22 horas. Sexta, sábado e domingo tem um horário mais alargardo, encerrando à meia-noite.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho