Anulada decisão de contratar construção do novo mercado de Viana do Castelo
2024-04-21 às 10h00
Confraria do Bom Jesus assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com a realização de um dia diferente em que foi possível visitar de forma gratuita a Torre Sineira e o Coro Alto da Basília do Bom Jesus do Monte.
A Confraria do Bom Jesus do Monte (CBJM) associou-se, uma vez mais, às comemorações oficiais do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinalou no passado dia 18 de Abril.
Instituído pelo ICOMOS (International Council of Monuments and Sites - Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) em 18 de Abril de 1982 e aprovado no ano seguinte pela UNESCO (United Nations Educational, Scientidic and Cultural Organization - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), este dia propõe que todos os cidadãos sejam sensibilizados para a necessidade de ajudar a salvaguardar, conservar e valorizar o Património Cultural espalhado um pouco por todo o mundo.
O tema escolhido para a edição de 2024 assinala os 60 anos da Carta de Veneza, que resultou da realização do II Congresso Internacional de Arquitectos e Técnicos de Monumentos Históricos, em Veneza, entre os dias 25 e 31 de Maio do ano de 1964, através do qual a organização (ICOMOS e UNESCO) chamou a atenção para o número crescente de catástrofes naturais e conflitos que têm levado à destruição de variadíssimos locais culturais.
O Santuário do Bom Jesus do Monte foi agraciado, a 7 de Julho de 2019, com a inscrição na lista dos sítios Património Mundial da Humanidade (UNESCO). Neste sentido, a CBJM tem, desde então, procurado desenvolver cada vez mais acções de promoção deste mesmo lugar, das suas mais diversas valências e de todo o seu património natural e edificado, isto indo também para além da que é a concretização daquela que é a sua primordial missão desde 1629: a difusão da devoção ao Bom Jesus, O Cristo Crucificado, neste lugar concreto da cidade de Braga.
Este ano, a 18 de Abril (Dia Internacional dos Monumentos e Sítios) o Santuário do Bom Jesus, durante todo o dia, abriu a visitas gratuitas a Torre Sineira e o Coro Alto da Basílica do Bom Jesus do Monte (um espaço museológico que foi fundado a 7 de Julho de 2020), sendo que passaram pelo local ao longo do dia mais de 300 pessoas de diferentes nacionalidades.
Às 15 horas realizou-se uma Visita Guiada, gratuita, orientada pelos guias do Santuário ao interior e exterior da Basílica. A visita foi um sucesso, contando com a participação de trinta e cinco pessoas, principalmente bracarenses, que aderiram a esta iniciativa de âmbito cultural e confirmaram a importância de conhecer e dar a conhecer de forma ainda mais aprofundada os monumentos existentes não só em Braga, mas um pouco por todo o país e também a nível internacional.
O Santuário do Bom Jesus, vai continuar a celebrar este dia e a disponibilizar o seu património, com o intuito de o aproximar das pessoas, promovendo a sua história e salvaguarda, ao mesmo tempo que o valorizamos junto da comunidade.
11 Dezembro 2024
11 Dezembro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário