Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Bom Jesus: visita à Torre Sineira e Coro Alto foi um sucesso
Governo reafirmou ao presidente da Junta da Galiza compromisso na alta velocidade

Bom Jesus: visita à Torre Sineira e Coro Alto foi um sucesso

Governo propõe aumento de 180 euros aos policias

Bom Jesus: visita à Torre Sineira e Coro Alto foi um sucesso

Braga

2024-04-21 às 10h00

Redacção Redacção

Confraria do Bom Jesus assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com a realização de um dia diferente em que foi possível visitar de forma gratuita a Torre Sineira e o Coro Alto da Basília do Bom Jesus do Monte.

Citação

A Confraria do Bom Jesus do Monte (CBJM) associou-se, uma vez mais, às comemorações oficiais do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinalou no passado dia 18 de Abril.
Instituído pelo ICOMOS (International Council of Monuments and Sites - Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) em 18 de Abril de 1982 e aprovado no ano seguinte pela UNESCO (United Nations Educational, Scientidic and Cultural Organization - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), este dia propõe que todos os cidadãos sejam sensibilizados para a necessidade de ajudar a salvaguardar, conservar e valorizar o Património Cultural espalhado um pouco por todo o mundo.
O tema escolhido para a edição de 2024 assinala os 60 anos da Carta de Veneza, que resultou da realização do II Congresso Internacional de Arquitectos e Técnicos de Monumentos Históricos, em Veneza, entre os dias 25 e 31 de Maio do ano de 1964, através do qual a organização (ICOMOS e UNESCO) chamou a atenção para o número crescente de catástrofes naturais e conflitos que têm levado à destruição de variadíssimos locais culturais.
O Santuário do Bom Jesus do Monte foi agraciado, a 7 de Julho de 2019, com a inscrição na lista dos sítios Património Mundial da Humanidade (UNESCO). Neste sentido, a CBJM tem, desde então, procurado desenvolver cada vez mais acções de promoção deste mesmo lugar, das suas mais diversas valências e de todo o seu património natural e edificado, isto indo também para além da que é a concretização daquela que é a sua primordial missão desde 1629: a difusão da devoção ao Bom Jesus, O Cristo Crucificado, neste lugar concreto da cidade de Braga.
Este ano, a 18 de Abril (Dia Internacional dos Monumentos e Sítios) o Santuário do Bom Jesus, durante todo o dia, abriu a visitas gratuitas a Torre Sineira e o Coro Alto da Basílica do Bom Jesus do Monte (um espaço museológico que foi fundado a 7 de Julho de 2020), sendo que passaram pelo local ao longo do dia mais de 300 pessoas de diferentes nacionalidades.
Às 15 horas realizou-se uma Visita Guiada, gratuita, orientada pelos guias do Santuário ao interior e exterior da Basílica. A visita foi um sucesso, contando com a participação de trinta e cinco pessoas, principalmente bracarenses, que aderiram a esta iniciativa de âmbito cultural e confirmaram a importância de conhecer e dar a conhecer de forma ainda mais aprofundada os monumentos existentes não só em Braga, mas um pouco por todo o país e também a nível internacional.
O Santuário do Bom Jesus, vai continuar a celebrar este dia e a disponibilizar o seu património, com o intuito de o aproximar das pessoas, promovendo a sua história e salvaguarda, ao mesmo tempo que o valorizamos junto da comunidade.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho