UMinho e Fibrauto criam cabine do condutor mais leve e à prova de fogo e bala
2022-06-26 às 06h00
Corporação com mais de um século de actividade continua a renovar instalações e equipamentos. Na última década, o investimento ascende já a 6,5 milhões de euros e há novos projectos para realizar em breve.
Os Bombeiros Voluntários de Barcelinhos estão a concretizar um investimento de 1, 5 milhões de euros num novo hangar e num heliporto, estruturas que deverão estar operacionais até ao final do ano. As obras em curso correspondem à terceira fase do projecto do quartel da corporação. José Arlindo Costa, presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, adiantou ao Correio do Minho que os novos espaços estavam previstos ser inaugurados ontem, por ocasião da celebração do 101.º aniversário da corporação, mas contingências relacionadas com escassez de materiais no sector da construção civil obrigaram a prorrogar o prazo da empreitada.
O presidente da corporação de Barcelinhos revelou que, desde 2011, já foram investidos mais de cinco milhões de euros em novas instalações, equipamentos e formação de pessoal. Com a conclusão do novo hangar e do heliporto, os Bombeiros Voluntários somam um investimento total de 6, 5 milhões de euros na última década, tendo beneficiado de uma comparticipação de fundos comunitários para a primeira fase do quartel de 1,2 milhões de euros. Após a conclusão das actuais obras, a direcção dos Bombeiros Voluntários avançará com a construção de um posto de abastecimento de combustíveis e de um edifício de escritórios e serviços, os quais, segundo José Arlindo Costa, constituirão importantes fontes de receita para saldar os défices de exploração que não são assumidos pelas entidades estatais.
Com a conclusão do novo hangar, os Bombeiros de Barcelinhos terão condições para a abertura do seu ginásio a associados e à restante comunidade. Sobre o helicorto junto ao novo quartel, projectado desde 2014, o presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos não tem dúvidas sobre a sua necessidade para apoio a situações de emergência, nomeadamente na área da saúde.
“Há pessoas que olham para o heliporto como uma coisa que não vai ter utilidade. Eu julgo que tivemos alguma visão estratégica, porque o tempo é essencial para salvar vidas”, alegou, em declarações ao Correio do Minho.
Corporação barcelinense conta com solidariedade da comunidade
Em dia de aniversário, os Bombeiros Voluntários de Barcelinhos benzeram seis viaturas, to-das elas ofertas de empresas mecenas. No total, dois auto-tanques e mais quatro viaturas para transporte de doentes representam um investimento de cerca de 300 mil euros.
“Felizmente, temos uma sociedade civil muito solidária e que percebe o trabalho meritório dos Bombeiros Voluntários”, reconhece o presidente da direcção, José Arlindo Costa.
A corporação barcelinense conta com cerca de 30 mil sócios individuais e mais de 150 sócios-empresa, cujo contributo tem permitido realizar investimentos vultuosos em infra-estruturas e garantir o reequipamento.
Os Bombeiros Voluntários de Barcelos contam com 138 operacionais, número considerado relevante pelo seu comandante, José Beleza, o qual reconhece como necessidade urgente a aprovação de uma terceira equipa de intervenção permanente.
Nesta altura, os Bombeiros Voluntários de Barcelos dispõem de duas equipas permanentes afectas ao dispositivo nacional de incêndios florestais, uma de combate e outra de apoio logístico.
Com mais de um século de actividade, os Bombeiros Voluntários de Barcelinhos vivem um momento de estabilidade do seu corpo activo, tendo 12 estagiários a frequentar uma escola de recruta e 24 elementos na escola de infantes e cadetes.
As cerimónias do 101.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos decorreram sexta-feira e ontem, concluindo com uma sessão solene na qual esteve presente o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro ( texto ao lado).
Como é habitual nestas ocasiões, a corporação recordou os ‘soldados da paz’ já falecidos com uma missa e a romagem a vários cemitérios do concelho, tendo atribuído também condecorações aos elementos que mais se destacaram nos últimos tempos.
A homenagem ao Bombeiro Voluntário, no monumento alusivo no centro da cidade de Barcelos, foi outro dos actos obrigatórios em mais um aniversário de uma das três corporações do concelho de Barcelos.
07 Agosto 2022
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário