Correio do Minho

Braga, terça-feira

'Boom' de brasileiros a residir em Braga cria associação
Reitor da UMinho alerta para cenário de crise no ensino superior

'Boom' de brasileiros a residir em Braga cria associação

ABC/UMinho precisa de vencer todos os jogos

Braga

2018-05-14 às 06h00

Isabel Vilhena

Chama-se 'União', Apoio e Integração ao emigrante brasileiro. O objectivo é dar formação e integrar o brasileiro na comunidade portuguesa, bem como dos portugueses na comunidade brasileira.

Chama-se União, Apoio e Integração (UAI) ao emigrante brasileiro. O objectivo é dar formação e integrar o brasileiro na comunidade portuguesa, bem como dos portugueses na comunidade brasileira.
A ideia nasceu no grupo do facebook e através do canal do youtube que é o olhar do brasileiro em Portugal de fazer a ponte entre as duas comunidades.
O boom da comunidade brasileiro levou à criação de uma associação denominada UAI, sedeada em Braga, de modo a formalizar o atendimento e o trabalho com estas comunidades.

Alexandra Gomide é brasileira e o rosto da associação que resolveu criar para ajudar a integrar os brasileiros que vem para Portugal, mais concretamente para Braga. Nós vamos trabalhar com formação para preparar o brasileiro que chega para o mercado de trabalho português, ao nível da matemática, do português.
Localizada na Rua do Caires, junto à Estação de Comboios, a UAI foi criada no mês passado, mas só abre oficialmente as portas na próxima quinta-feira, dia 17.
Alexandra disse ao Correio do Minho que o grupo foi criado há dois anos e hoje tem mais de 27 mil seguidores. Eu recebo mas de 100 mensagens por dia de brasileiros que querem vir para Portugal.

Braga é uma das cidades eleitas por esta nova vaga de emigrantes brasileiros. Braga é uma referência no acolhimento, a educação (as escolas), a possibilidade de investimento. Braga é vista como uma cidade com um olhar no futuro, desde a Universidade do Minho, ao INL, ao Fórum Braga. É uma cidade com história, mas com um olhar no futuro, explicou Alexandra Gomide, acrescentando que a segurança é também uma das grandes razões que leva muitas famílias a escolher Braga. Ando pelas ruas da cidade e estou no céu, gracejou. Alexandra afirma que em Braga tem tudo. levamos uma vida de interior, mas com tudo o que uma cidade grande tem
Quanto ao perfil do brasileiro, esta comunidade procura qualidade, normalmente já com a vida estável no Brasil. Muitos estão aposentados que fogem da violência e da instabilidade política no país. E há aqueles que querem empreender e são muitos.
Alexandra conta que a grande dificuldade é encontrar imóveis para arrendar e solução passa por procurar em concelhos vizinhos como Amares, Vila Verde, Póvoa de Lanhoso, etc.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.