ABC/UMinho precisa de vencer todos os jogos
2018-05-14 às 06h00
Chama-se 'União', Apoio e Integração ao emigrante brasileiro. O objectivo é dar formação e integrar o brasileiro na comunidade portuguesa, bem como dos portugueses na comunidade brasileira.
Chama-se União, Apoio e Integração (UAI) ao emigrante brasileiro. O objectivo é dar formação e integrar o brasileiro na comunidade portuguesa, bem como dos portugueses na comunidade brasileira.
A ideia nasceu no grupo do facebook e através do canal do youtube que é o olhar do brasileiro em Portugal de fazer a ponte entre as duas comunidades.
O boom da comunidade brasileiro levou à criação de uma associação denominada UAI, sedeada em Braga, de modo a formalizar o atendimento e o trabalho com estas comunidades.
Alexandra Gomide é brasileira e o rosto da associação que resolveu criar para ajudar a integrar os brasileiros que vem para Portugal, mais concretamente para Braga. Nós vamos trabalhar com formação para preparar o brasileiro que chega para o mercado de trabalho português, ao nível da matemática, do português.
Localizada na Rua do Caires, junto à Estação de Comboios, a UAI foi criada no mês passado, mas só abre oficialmente as portas na próxima quinta-feira, dia 17.
Alexandra disse ao Correio do Minho que o grupo foi criado há dois anos e hoje tem mais de 27 mil seguidores. Eu recebo mas de 100 mensagens por dia de brasileiros que querem vir para Portugal.
Braga é uma das cidades eleitas por esta nova vaga de emigrantes brasileiros. Braga é uma referência no acolhimento, a educação (as escolas), a possibilidade de investimento. Braga é vista como uma cidade com um olhar no futuro, desde a Universidade do Minho, ao INL, ao Fórum Braga. É uma cidade com história, mas com um olhar no futuro, explicou Alexandra Gomide, acrescentando que a segurança é também uma das grandes razões que leva muitas famílias a escolher Braga. Ando pelas ruas da cidade e estou no céu, gracejou. Alexandra afirma que em Braga tem tudo. levamos uma vida de interior, mas com tudo o que uma cidade grande tem
Quanto ao perfil do brasileiro, esta comunidade procura qualidade, normalmente já com a vida estável no Brasil. Muitos estão aposentados que fogem da violência e da instabilidade política no país. E há aqueles que querem empreender e são muitos.
Alexandra conta que a grande dificuldade é encontrar imóveis para arrendar e solução passa por procurar em concelhos vizinhos como Amares, Vila Verde, Póvoa de Lanhoso, etc.
19 Fevereiro 2019
Altice Forum Braga recebe primeira convenção de dança em Portugal
19 Fevereiro 2019
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Deixa o teu comentário