Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Bosch desenvolve testes rápidos para o Covid-19
Mês de Julho foi de “franca” recuperação para o comércio

Bosch desenvolve testes rápidos para o Covid-19

Paredes de Coura reclama “fato à medida” das necessidades estratégicas das autarquias

Bosch desenvolve testes rápidos para o Covid-19

Braga

2020-03-28 às 09h00

Paula Maia Paula Maia

Teste pode detectar infecção em menos de duas horas e meia e deverá estar disponível a partir de Abril na Alemanha, seguindo-se a Europa.

A Bosch desenvolveu testes rápidos para detectar o novo coronavírus em menos de duas horas e meia, tempo medido a partir do momento em que a amostra é recolhida até ao resultado final.

O novo teste de diagnóstico molecular é efectuado através de um dispositivo de análise designado por Vivalytic, e é, segundo o consórcio, “de inestimável importância para conter a disseminação exponencial do vírus em muitos países”.
A amostra é retirada do nariz ou da garganta do paciente usando um cotonete. Em seguida, o cartucho, que já contém todos os reagentes necessários para o teste, é inserido no dispositivo Vivalytic para análise.

O ‘Vivalytic’ pode executar até dez testes no espaço de 24 horas.
“Queremos que o teste rápido da Bosch, para detecção do Covi-19, faça parte da contenção da pandemia de coronavírus o mais rapidamente possível, contribuindo assim para acelerar a identificação e o isolamento de pacientes infectados”, afirma Volkmar Denner, presidente do conselho de administração da Robert Bosch GmbH.

O teste recém-desenvolvido estará disponível na Alemanha a partir de Abril, seguindo-se outros mercados na Europa e em outros países do mundo, logo após o seu lançamento em território germânico.

Uma das vantagens do novo diagnóstico, segundo a empresa, é que pode ser realizado directamente no ponto de atendimento, eliminando a necessidade de transportar amostras e, por conseguinte, poupar tempo. Actualmente os pacientes esperam um a dois dias para obter o resultado.
Podem igualmente sere usados directamente por todas as instituições médicas, como consultórios, hospitais, laboratórios e centros de saúde.

Outra das vantagens do novo teste é que uma única amostra seja atestada não apenas para o Covid-19, mas também para outras nove doenças respiratórias, incluindo a Gripe A e B, simultaneamente.

O teste rápido Covid-19 da Bosch é o resultado da colaboração entre a subsidiária da Bosch, Bosch Healthcare Solutions, e a empresa de tecnologia médica Randox Laboratories Ltd, sedeada na Irlanda do Norte.

“Juntamente com nosso parceiro Randox, conseguimos desenvolver este teste rápido inovador, em muito pouco tempo. Estamos agora em posição de disponibilizar ao mercado”, afirma Marc Meier.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho