Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Bracarense Mário Meireles nas 100 oportunidades
Autarcas conhecem projecto do novo aterro

Bracarense Mário Meireles nas 100 oportunidades

Famalicão à espera de milhares de foliões

Bracarense Mário Meireles nas 100 oportunidades

Braga

2020-01-22 às 10h27

Isabel Vilhena Isabel Vilhena

A Lista já está disponível. São 100 especialistas, nas mais variadas áreas, que surgem para renovar o debate público em Portugal, para ouvirmos vozes novas, ideias frescas e experiências diferentes.

O bracarense Mário Meireles está na lista das 100 oportunidades do WEF - World Economic Forum.
Mário Meireles é um dos especialistas, neste caso na área da sustentabilidade, que integra uma lista de 100 jovens que surge para refrescar o debate público nacional em espaços nobres como televisão, a rádio e os jornais.
Mário Meireles, de 31 anos, é doutorando em Sustentabilidade do Ambiente Construído, Mestre em Cidades Sustentáveis, Licenciado em Engenharia Informática. É Presidente da Associação Braga Ciclável, Bicycle Mayor de Braga e Membro do Conselho Consultivo da FPCUB e Colaborador dos TUB desde 2014.

100 Oportunidades é um projecto fundado pelos Global Shapers Lisbon. Os Global Shapers são uma comunidade enquadrada no World Economic Forum, que tem início hoje e irá debater os desafios de todo o mundo.
Mário Meireles explicou ao ‘Correio do Minho’ que o “debate público em Portugal tem funcionado em circuito fechado. Nos espaços nobres onde tradicionalmente ocorre, como a televisão, a rádio e os jornais, os comentadores residentes, frequentemente políticos e jornalistas com mais de 50 anos, falam do que sabem e do que não sabem”, sublinhando que “Portugal tem gerações qualificadíssimas nos mais variados sectores. E o debate de ideias não se esgota, não se pode esgotar, no choque entre políticos de cores diferentes. No entanto, estes jovens qualificados são convidados poucas vezes e sobretudo para debater na qualidade de jovens, nunca na qualidade de especialistas, de participantes, de interessados”.

Assim, a partir de agora não há desculpas para convidar as mesmas caras e ouvir as mesmas opiniões. Através da plataforma criada pelos Global Shapers denominada ‘Projecto 100 Oportunidades’, os donos do microfone têm ao dispor uma lista de 100 jovens com credenciais e experiência sobre os mais variados tópicos, e com disponibilidade para falar sobre eles.
Trata-se de uma lista criteriosamente seleccionada de jovens escolhidos pelo seu percurso, recomendados por especialistas nas suas áreas, independentemente das suas afiliações ou ideologias, com um foco absoluto na sua capacidade de acrescentar conteúdo e conhecimento, de enriquecer o espaço público.

Do ponto de vista da sustentabilidade, Mário Meireles realça que esta é uma oportunidade para Portugal ter alguma voz no palco mundial. Na agenda deste ano do Fórum Económico Mundial, o combate ao aquecimento global inspira vários debates de alto nível no sentido de não se perder mais tempo na redução dos gases de estufa, evitando os piores cenários para o clima. “É preciso mexer na água parada e pôr o rio a correr para o mar”, alertou o especialista, mas para isso “é preciso repensar e reorganizar o espaço público, tornando as cidades mais sustentáveis com políticas efectivas de mobilidade onde o transporte público precisa de ganhar prioridade sobre o automóvel. São medidas que custam implementar, mas que no final têm um enorme impacto no ambiente e na qualidade de vida dos cidadãos”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.