Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Braga atrai investimento graças à “cooperação” de todos os agentes
Dérbi minhoto em solo poveiro dá taça aos sub-17 da AF Braga

Braga atrai investimento graças à “cooperação” de todos os agentes

Câmara Municipal aprova protocolo para o fornecimento de carne cachena nas escolas de Arcos de Valdevez

Braga atrai investimento graças à “cooperação” de todos os agentes

Braga

2020-02-19 às 09h00

Redacção Redacção

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga foi o convidado, ontem, de uma conferência na Galiza, para falar do êxito que o concelho tem tido na sua “estratégia” para captar empresas.

Citação

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, foi o convidado de honra da conferência ‘Como investir em Portugal? Corredor Atlântico’ que decorreu, ontem, no Círculo Empresarial da Galiza, em Vigo. A capacidade que Braga tem demons- trado nos últimos anos em atrair investimento empresarial que contribua para a criação de emprego, para a valorização dos recursos e para a diversificação do tecido económico do concelho, serviu de mote para este convite, numa sessão dirigida a empresários espanhóis.

Explicando o “papel determinante” da InvestBraga - Agência de Dinamização Económica do Concelho de Braga na atracção de investimento, no apoio ao empreendedorismo e na dinamização económica, Ricardo Rio lembrou que Braga tem assumido “uma postura activa na captação de investimento” e que esse esforço tem vindo a ser reconhecido por diversas entidades que têm destacado a cidade em vários rankings nacionais e internacionais.

“Actualmente somos o quarto concelho mais exportador de Portugal atingindo mais de dois mil milhões de euros em exportações a partir de Braga. Entre 2014 e 2019 foram criados mais de oito mil postos de trabalho e atraímos empresas de referência como a Fujitsu, a Accenture, a Webhelp, a Checkmarx ou a Farfetch, assim como empresas de outras áreas de actividade como a Mercadona, Starbucks, Leroy Merlin ou a Aldi”, destacou o prsidente da Câmara de Braga, lembrando, ainda, a expansão de empresas multinacionais já sedeadas em Braga com especial destaque para a Bosch Car Multimedia e a Aptiv.

Dados que, segundo o autarca, só foram possíveis de atingir “graças a uma estratégia concertada de cooperação entre todos os agentes da região”.
Numa sessão onde foram analisados o regime de investimento, os recursos humanos e o sistema administrativo em Portugal, com o processo de constituição de empresas espanholas em Portugal e os componentes legais e financeiros a serem levados em consideração, Ricardo Rio destacou as “vantagens competitivas” de Braga em relação a outras cidades.

“Ao contrário de outros municípios, nós não oferecemos terrenos nem imóveis para quem quer investir em Braga. Dispomos de uma massa crítica jovem e qualificada, de condições de custo competitivas e de uma qualidade de vida diferenciadora que faz com que Braga seja um destino particularmente apetecível ao talento que queremos captar e fixar na Cidade”, explicou.

Esta conferência, organizada pelo Fórum de Internacionalização e pelo Fórum de Urbanismo e Infraestrutura do Círculo Empresarial da Galiza, foi apresentada pelos coordenadores do Fórum de Internacionalização e Planeamento Urbano, Pedro Mouriño e Diego Esquer, respectivamente, acompanhados por Pedro Arias, director de Negócios Internacionais no Território da Galiza do Banco Santander. A iniciativa contou ainda com um colóquio sobre oportunidades de negócios.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho