Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Braga com 14 novos projectos de reabilitação
Eleições: Contagem dos votos dos emigrantes arrancou a cargo de 700 cidadãos

Braga com 14 novos projectos de reabilitação

Cónegos madrugadores levam a vitória

Braga com 14 novos projectos de reabilitação

Braga

2020-09-29 às 08h09

Paula Maia Paula Maia

Projectos estão ao abrigo do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas, que aumentou a sua execução a nível nacional.

Citação

São 14 os projectos de reabilitação integral de edifícios e de melhoria do desempenho energético aprovados em Braga ao abrigo do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU). Foram ainda emitidos 41 pareceres de enquadramento.
Apesar da pandemia, o IFRRU 2020 aumentou a sua execução nos últimos meses, conseguindo chegar aos 248 contratos assinados a nível nacional, num investimento de 704 milhões de euros.
O IFRRU 2020 é um instrumento financeiro destinado a apoiar investimentos em reabilitação urbana que tem como principais objectivos revitalizar as cidades, apoiar a revitalização física do espaço dedicado a comunidades desfavorecidas e apoiar a eficiência energética na habitação.
A nível nacional e após a reabilitação, 105 destes edifícios terão uso habitacional, sendo os restantes 129 destinados a actividades económicas e 14 a equipamentos de utilização colectiva abrangendo equipamentos culturais públicos e sociais e de apoio social bem como as residências para estudantes. Na sua maioria (186) os projectos são promovidos por empresas e os restantes por particulares, IPSS e Câmaras Municipais.
Os projectos em execução localizam-se nas Áreas de Reabilitação Urbana, delineadas pelos respectivos Municípios, garantindo-se, assim, o seu alinhamento com a política urbana local, sendo já 74 os Municípios das várias regiões do país com financiamentos IFRRU 2020.
Com já 27 projectos concluídos, o programa IFRRU 2020 foi prorrogado até 2023 e a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Lisboa do Portugal 2020 reforçou a sua dotação em 10 milhões de euros.
O IFRRU 2020, um instrumento financeiro do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, no âmbito do Portugal 2020, é o maior programa de incentivo à reabilitação urbana lançado em Portugal e tem uma capacidade de financiamento de 1.400 milhões de euros, proporcionando as melhores condições para todos os que pretendam investir na reabilitação do edificado urbano.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho