Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Braga distinguida como ‘Autarquia Familiarmente Responsável’ pelo sétimo ano consecutivo
Viana do Castelo: Elevador de acesso ao Interface de Transportes sofre intervenção profunda de manutenção

Braga distinguida como ‘Autarquia Familiarmente Responsável’ pelo sétimo ano consecutivo

Confinamento preocupa comerciantes

Braga distinguida como ‘Autarquia Familiarmente Responsável’ pelo sétimo ano consecutivo

Braga

2020-11-25 às 20h12

Redacção Redacção

Título premeia políticas amigas das famílias

A Câmara Municipal de Braga voltou a ser distinguida como ‘Autarquia Familiarmente Responsável’. O título, atribuído pela sétima vez consecutiva, demonstra a aposta efectiva que a Autarquia Bracarense tem feito em políticas municipais mais amigas das famílias, contribuindo assim para o aumento da qualidade de vida dos seus cidadãos. Por se tratar da sétima distinção consecutiva, o Município Bracarense recebeu igualmente a distinção de ‘Palma’.

Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, a distinção constitui o reconhecimento do trabalho realizado em prol dos Bracarenses. “Desde que assumimos os destinos do Município, em 2013, identificámos a área do apoio social e familiar como uma das prioridades da nossa actuação e o facto de recebermos esta distinção pelo sétimo ano consecutivo, é algo que nos deixa extremamente satisfeitos”, salienta o Autarca.

Ricardo Rio garante que o Município “vai continuar a trabalhar para que Braga seja cada vez mais uma Cidade Amiga das Famílias, uma Cidade onde os mais jovens encontrem todas as condições para se fixar e construir a sua vida”.

Ao longo dos últimos anos, o Executivo Municipal implementou diversas medidas e políticas sociais familiarmente responsáveis, a começar pela redução dos tarifários de água e saneamento, que tem em consideração o número de pessoas por agregado familiar, não penalizando as famílias mais numerosas.

A política generalizada de oferta de manuais escolares; o reforço dos apoios conferidos aos alunos de escalão A e B; o alargamento dos apoios ao transporte escolar; o reforço do apoio nas refeições escolares; comparticipação da taxa de IRS para as famílias; Regime de Apoio à Renda (RADA); a redução do IMI e o IMI familiar; o projecto Pimpolho de prevenção da ambliopia aos alunos do pré-escolar, o programa de apoio à vacinação; o programa Braga a Sorrir de saúde oral para os mais carenciados; o projecto de Teleassistência aos mais idosos; os Cartões Braga Kid, Sénior e Famílias Numerosas; o BragaSol, que auxilia a realização de pequenas obras de reparação e requalificação de habitações degradadas; as iniciativas de acolhimento e integração de todas as comunidades imigrantes no concelho; o projecto ‘Avóspedagem’ e a diversidade de actividades lúdicas, culturais e desportivas oferecidas aos Bracarenses são outras das políticas implementadas.

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis avalia a forma como cada um dos municípios trata um total de 12 áreas como o apoio à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, a educação, a habitação, os transportes, a saúde ou a cultura e o desporto. A nível nacional, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distinguiu mais de 60 municípios com a Bandeira Verde por terem práticas amigas das famílias.

A Bandeira Verde tem como principal objectivo dar visibilidade às autarquias com boas práticas e incentivar as restantes a fazerem mais e melhor no âmbito das políticas de apoio à família. A iniciativa favorece o diagnóstico interno e promove a cooperação entre as autarquias, ajudando efectivamente à criação de uma cultura favorável à família e à conciliação Família/Trabalho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho