Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Braga é exemplo na captação de investimento
“O favoritismo é 50/50”

Braga é exemplo na captação de investimento

Quatro detidos pelo crime de tráfico de estupefacientes

Braga é exemplo na captação de investimento

Braga

2020-02-18 às 19h21

Redacção Redacção

Ricardo Rio participou em conferência dirigida a empresários espanhóis

Citação

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, foi o convidado de honra da conferência ‘Como investir em Portugal? Corredor Atlântico’ que decorreu esta Terça-feira, no Círculo Empresarial da Galiza, em Vigo. A capacidade que Braga tem demonstrado nos últimos anos em atrair investimento empresarial que contribua para a criação de emprego, para a valorização dos recursos e para a diversificação do tecido económico do Concelho, serviu de mote para este convite, numa sessão dirigida a empresários espanhóis.
Explicando o “papel determinante” da InvestBraga na atracção de investimento, no apoio ao empreendedorismo e na dinamização económica, Ricardo Rio lembrou que Braga tem assumido “uma postura activa na captação de investimento” e que esse esforço tem vindo a ser reconhecido por diversas entidades que têm destacado a Cidade em vários rankings nacionais e internacionais.
“Actualmente somos o quarto Concelho mais exportador de Portugal atingindo mais de 2 mil milhões de euros em exportações a partir de Braga. Entre 2014 e 23019 foram criados mais de 8 mil postos de trabalho e atraímos empresas de referência como a Fujitsu, a Accenture, a Webhelp, a Checkmarx ou a Farfetch, assim como empresas de outras áreas de actividade como a Mercadona, Starbucks, Leroy Merlin ou a Aldi”, destacou Ricardo Rio, lembrando ainda a expansão de empresas multinacionais já sedeadas em Braga com especial destaque para a Bosch Car Multimedia e a Aptiv. Dados que, segundo o Autarca, só foram possíveis de atingir “graças a uma estratégia concertada de cooperação entre todos os agentes de região”.
Numa sessão onde foram analisados o regime de investimento, os recursos humanos e o sistema administrativo em Portugal, com o processo de constituição de empresas espanholas em Portugal e os componentes legais e financeiros a serem levados em consideração, Ricardo Rio destacou as “vantagens competitivas” de Braga em relação a outras cidades. “Ao contrário de outros municípios, nós não oferecemos terrenos nem imóveis para quem quer investir em Braga. Dispomos de uma massa crítica jovem e qualificada, de condições de custo competitivas e de uma qualidade de vida diferenciadora que faz com que Braga seja um destino particularmente apetecível ao talento que queremos captar e fixar na Cidade”, explicou.
Esta conferência, organizada pelo Fórum de Internacionalização e pelo Fórum de Urbanismo e Infraestrutura do Círculo Empresarial da Galiza, foi apresentada pelos coordenadores do Fórum de Internacionalização e Planeamento Urbano, Pedro Mouriño e Diego Esquer, respectivamente, acompanhados por Pedro Arias, director de Negócios Internacionais no Território da Galiza do Banco Santander.
Esta iniciativa contou ainda com um colóquio onde foram abordadas as oportunidades de desenvolvimento de negócios em território nacional e a troca de valor entre Espanha e Portugal. Este colóquio contou com a participação de Luís Moura, consultor económico e comercial da Embaixada de Portugal em Madrid e director da AICEP em Espanha, António Braz, director administrativo da Gesvalt Portugal, e Juan Blázquez, gerente da área de Activos Imobiliários Iberatlânticos em Portugal.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho