Barcelos acolheu congresso histórico
2018-11-04 às 06h00
Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, destacou, ontem, na apresentação de mais dois projectos de combate ao insucesso escolar, o trabalho que o Município e a CIM do Cávado estão a fazer.
“Braga é orgulhosamente uma cidade educadora”, afirmou, ontem, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, durante a apresentação dos projectos ‘Saber Crescer’ e ‘Equipa Técnica de Articulação Educativa’ (ETAE) - que têm como grande missão e ambição o sucesso escolar dos alunos bracarenses.
O combate ao insucesso escolar é uma prioridade para o Município de Braga e, por isso mesmo, leva avante estes dois projectos inseridos no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Cávado, sendo dinamizados pela delegação de Braga da Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa nos vários agrupamentos de escolas do concelho e no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian. O investimento ascende a mais de um milhão de euros, com comparticipação em 85% do Fundo Social Europeu. Os projectos, focados nos alunos pré-escolar, 1.º ciclo e ensino básico, são executados, ao longo dos próximos três anos lectivos, por três equipas multidisciplinares (terapeuta da fala, animador sócio-cultural, psicólogo, educólogo e um mediador), que levam abordagens diferenciadoras, inovadoras e complementares à escola, de forma a incentivar os alunos a uma melhor cidadania, participação e também com o objectivo de os fazer perceber que o sucesso escolar é, afinal, mais do que uma obrigação: é uma necessidade para singrar no mundo globalizante e competitivo de hoje.
Sublinhando a importância destes projectos, o presidente da Câmara Municipal de Braga frisou que mais do que qualquer outra iniciativa municipal, é nas equipas educativas de cada escola (professores, famílias, assistentes operacionais) e no seu trabalho diário que está a capacidade de levar mais longe esta grande missão do sucesso educativo. “Estamos todos a trabalhar no sentido de criarmos uma escola cada vez mais capaz de responder aos anseios de alunos e da comunidade”, referiu.
O edil bracarense destacou o facto de estes projectos terem tido origem na estratégia da CIM do Cávado, que conseguiu captar 58 milhões de euros de fundos comunitários para o território, sendo que destes, 20 milhões, são expressamente para a área da Educação (15 milhões de euros para infraestruturas e 4,2 milhões para programas de combate ao insucesso escolar). “É quase 1/3 dos recursos para a Educação”.
A vereadora da Educação, Lídia Brás Dias, apontou para o trabalho que é ainda preciso fazer no país no que toca à coesão social. “Nós somos um município impulsionador do sucesso escolar e é esse precisamente o objectivo destes dois projectos ‘Saber Crescer’ e ETAE - que complementam o trabalho que é feito em sala de aula”, disse, indicando que só a “perseverança de toda a comunidade educativa, sob a alçada dos professores, é que pode fazer a diferenciação no contexto escolar”.
Armando Osório, presidente da delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, falou do apoio que a delegação tem levado a milhares de crianças com inúmeros projectos como o ‘+ Saúde - Riscos’, o ‘Geração Tecla EGG’, o ‘SAFE’, etc.
O responsável destacou o “profissionalismo” dos técnicos que executam os projectos e agradeceu à vereadora da Educação e ao Município de Braga pela “confiança” depositada na Cruz Vermelha.
09 Dezembro 2023
09 Dezembro 2023
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário