Correio do Minho

Braga,

- +
“Braga é orgulhosamente uma cidade educadora”
“Esposende é território criativo”

“Braga é orgulhosamente uma cidade educadora”

Fafe celebra Dia do Turismo com alta taxa de ocupação

“Braga é orgulhosamente uma cidade educadora”

Braga

2018-11-04 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, destacou, ontem, na apresentação de mais dois projectos de combate ao insucesso escolar, o trabalho que o Município e a CIM do Cávado estão a fazer.

“Braga é orgulhosamente uma cidade educadora”, afirmou, ontem, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, durante a apresentação dos projectos ‘Saber Crescer’ e ‘Equipa Técnica de Articulação Educativa’ (ETAE) - que têm como grande missão e ambição o sucesso escolar dos alunos bracarenses.

O combate ao insucesso escolar é uma prioridade para o Município de Braga e, por isso mesmo, leva avante estes dois projectos inseridos no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Cávado, sendo dinamizados pela delegação de Braga da Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa nos vários agrupamentos de escolas do concelho e no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian. O investimento ascende a mais de um milhão de euros, com comparticipação em 85% do Fundo Social Europeu. Os projectos, focados nos alunos pré-escolar, 1.º ciclo e ensino básico, são executados, ao longo dos próximos três anos lectivos, por três equipas multidisciplinares (terapeuta da fala, animador sócio-cultural, psicólogo, educólogo e um mediador), que levam abordagens diferenciadoras, inovadoras e complementares à escola, de forma a incentivar os alunos a uma melhor cidadania, participação e também com o objectivo de os fazer perceber que o sucesso escolar é, afinal, mais do que uma obrigação: é uma necessidade para singrar no mundo globalizante e competitivo de hoje.

Sublinhando a importância destes projectos, o presidente da Câmara Municipal de Braga frisou que mais do que qualquer outra iniciativa municipal, é nas equipas educativas de cada escola (professores, famílias, assistentes operacionais) e no seu trabalho diário que está a capacidade de levar mais longe esta grande missão do sucesso educativo. “Estamos todos a trabalhar no sentido de criarmos uma escola cada vez mais capaz de responder aos anseios de alunos e da comunidade”, referiu.

O edil bracarense destacou o facto de estes projectos terem tido origem na estratégia da CIM do Cávado, que conseguiu captar 58 milhões de euros de fundos comunitários para o território, sendo que destes, 20 milhões, são expressamente para a área da Educação (15 milhões de euros para infraestruturas e 4,2 milhões para programas de combate ao insucesso escolar). “É quase 1/3 dos recursos para a Educação”.

A vereadora da Educação, Lídia Brás Dias, apontou para o trabalho que é ainda preciso fazer no país no que toca à coesão social. “Nós somos um município impulsionador do sucesso escolar e é esse precisamente o objectivo destes dois projectos ‘Saber Crescer’ e ETAE - que complementam o trabalho que é feito em sala de aula”, disse, indicando que só a “perseverança de toda a comunidade educativa, sob a alçada dos professores, é que pode fazer a diferenciação no contexto escolar”.
Armando Osório, presidente da delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, falou do apoio que a delegação tem levado a milhares de crianças com inúmeros projectos como o ‘+ Saúde - Riscos’, o ‘Geração Tecla EGG’, o ‘SAFE’, etc.
O responsável destacou o “profissionalismo” dos técnicos que executam os projectos e agradeceu à vereadora da Educação e ao Município de Braga pela “confiança” depositada na Cruz Vermelha.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho