Correio do Minho

Braga,

- +
Braga formaliza rede de Centros Qualifica
‘Famalicão Dança’ vai decidir campeões do Mundo e nacionais

Braga formaliza rede de Centros Qualifica

Mais de 1 tonelada de ouriços-do-mar apreendida

Braga formaliza rede de Centros Qualifica

Braga

2019-04-23 às 20h21

Redacção Redacção

Protocolo assinado durante evento dedicado à formação profissional e à qualificação

Decorreu esta Terça-feira, 23 de Abril, no Altice Forum Braga, a segunda edição do ‘Profissionaliza-te!’, um programa de promoção do Ensino Profissional e da Qualificação. A sessão ficou marcada pela assinatura da Carta de Compromisso da Rede de Centro QUALIFICA do Concelho de Braga.
O protocolo, assinado pelo Município de Braga, Associação Comercial de Braga, Instituto de Emprego e Formação Profissional, INOVINTER e IPME, estabelece a criação da Rede ‘Braga QUALIFICA’ cujo objectivo passa pela melhoria efectiva e integrada da qualificação dos cidadãos.
Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, o “grande dinamismo económico que a Cidade vive e a criação de postos de trabalho exige a qualificação dos recursos humanos”. Segundo o Autarca, é necessário “olhar para os diferentes tipos de qualificação por forma a dar respostas diversificadas”.
“Neste contexto, a componente de formação profissionalizante é uma necessidade premente. Valorizo o trabalho dos Centros QUALIFICA, pela capacidade que têm de reescrever a história de muitos Bracarenses, daqueles que julgavam que as suas oportunidades de trabalho estavam esgotadas”, salientou Ricardo Rio, adiantando que só em 2018 os centros QUALIFICA do Concelho de Braga conseguiram reunir 3.500 pessoas.
O ‘Profissionaliza-te’ que decorreu ao longo do dia de hoje teve como principais objectivos apresentar o Ensino Profissional como uma opção formativa de qualidade, orientada para a qualificação dos respectivos alunos e a sua inserção em contextos profissionais, permitindo, simultaneamente, a continuidade da frequência académica. O evento permitiu ainda expor e clarificar conceitos relativamente ao Programa QUALIFICA, através da intervenção dos coordenadores dos cinco Centros QUALIFICA de Braga.
O Município de Braga é entidade promotora de um consórcio de entidades que constituem o Centro QUALIFICA do Município, integrando as cinco Escolas Secundárias da Cidade e a Escola Profissional de Braga.
De salientar que o ‘Profissionaliza-te!’ tem como inspiração o teor da Carta das Cidades Educadoras e princípios nela plasmados e a Estratégia Educativa do Município de Braga, traçada aquando da revisão da Carta Educativa Municipal, contemplando quatro objectivos estratégicos, sendo um deles a “Promoção da Educação de Adultos e da Formação ao Longo da Vida”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.