Correio do Minho

Braga,

- +
Braga investe 130 mil euros em mais uma edição do Orçamento Participativo Escolar
Luís Freire: “Sinto os jogadores com grande vontade de voltar a jogar”

Braga investe 130 mil euros em mais uma edição do Orçamento Participativo Escolar

GNR deteve 197 pessoas em operação de fiscalização da caça

Braga investe 130 mil euros em mais uma edição do Orçamento Participativo Escolar

Braga

2024-07-21 às 15h00

Redacção Redacção

Propostas vão estar em análise na próxima reunião do Executivo Municipal

Citação

O Município de Braga, através da articulação e coordenação conjuntas da Vereação da Juventude e Participação Cívica e da Vereação da Educação, vai promover mais uma edição do Orçamento Participativo Escolar (OPE) 2024/2025, através de um investimento de 130 mil euros.

A proposta vai estar em análise na próxima reunião do Executivo Municipal. O OPE do Município de Braga é, desde o momento da sua criação, uma ferramenta pensada para difundir uma educação voltada para a cidadania e promoção de uma participação activa dos alunos das escolas do concelho instados a ser cidadãos a tempo inteiro.

O princípio geral é o de delegar nos mais jovens a decisão relativamente ao destino de uma fracção do orçamento do Município, sendo que é igualmente uma forma de atribuir direitos, deveres e responsabilidade à comunidade escolar. Nesta senda, todos os alunos e demais agentes educativos são convidados a identificar, debater e priorizar projectos para as escolas do Concelho.

De acordo com a proposta em análise, a verba será distribuída pelos Agrupamentos de Escolas da seguinte forma: cada escola do 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico da rede Pública do Concelho de Braga poderá financiar projecto(s) até ao valor disponível de 10 mil euros. A entrega da verba ao Agrupamento de Escolas, referente à(s) proposta(s) vencedora(s), será efectuada através da disponibilização em tranche única e relativos à(s) Proposta(s) vencedora(s).

Programa Regime Escolar prevê o fornecimento de fruta e leite escolar a mais de 8500 alunos, num investimento superior a 285 mil euros

Na reunião, será também colocada à consideração do Executivo Municipal, a proposta relativa às Normas de Funcionamento do Programa Regime Escolar, no ano lectivo 2024/2025, que prevê a distribuição de leite e produtos lácteos e fruta aos alunos do Ensino Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico dos Estabelecimentos de Ensino público.

O fornecimento de fruta e leite escolar tem como objectivo contribuir para promover o bem-estar da criança e adolescente, bem como melhorar a capacidade de aprendizagem e desempenho escolar, através do fornecimento de fruta, leite simples com ou sem lactose e bebida vegetal, num ambiente que favorece a educação para a saúde, promoção de estilos de vida saudáveis e de equidade social.

No Município de Braga o leite escolar é fornecido diariamente e a fruta escolar é fornecida duas vezes por semana, durante 30 semanas ao longo do ano lectivo a todas as crianças das escolas da rede pública do pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico.

No ano lectivo 2023/2024 foram totalizados 8545 alunos ao abrigo do Regime de Fruta e Leite Escolar. O investimento foi de cerca de 95 mil euros para o fornecimento de fruta escolar e de 190 mil euros para o fornecimento de leite escolar. Para o ano lectivo 2024/2025, o procedimento de aquisição já se encontra a decorrer e prevê-se um investimento próximo do ano lectivo anterior, tendo em consideração o universo de alunos e os preços unitários dos produtos a adquirir.

Normas de Acesso e Funcionamento do Serviço de Refeições Escolares em análise

O Executivo Municipal irá ainda analisar a proposta relativa às Normas de Acesso e Funcionamento do Serviço de Refeições Escolares, nos refeitórios escolares da rede pública dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário do Município de Braga, no ano lectivo 2024/2025.

O fornecimento de refeições em refeitórios escolares tem como objectivo contribuir para promover o bem-estar da criança e do adolescente, bem como melhorar a capacidade de aprendizagem e desempenho escolar, através do fornecimento de refeições saudáveis e nutricionalmente equilibradas, num ambiente que favorece a educação para a saúde, promoção de estilos de vida saudáveis e de equidade social.

O Município de Braga tem sob sua alçada 115 refeitórios escolares (97 pré-escolar e 1º ciclo, 12 do 2º e 3º ciclos, 5 do ensino secundário e ainda o refeitório da Escola Não Agrupada – Conservatório de Música Calouste Gulbenkian), servindo cerca de 11 mil refeições/dia.

2.ª Edição do Programa de Inovação Social Aberta de Braga

Na reunião será ainda analisada a proposta de Normas de Funcionamento da 2.ª Edição do Programa de Inovação Social Aberta de Braga, fruto de uma parceria entre o Município de Braga, BragaHabit e Fundação “la Caixa”.

O conjunto de Normas de Funcionamento que vão estar em análise pretende regular as regras do Concurso a lançar conjuntamente pelo Município de Braga, a BragaHabit e a Fundação “la Caixa”, com vista à implementação da 2.ª edição desta iniciativa, definindo os termos da participação das entidades candidatas no Programa que tem por objecto o desenvolvimento de soluções que visem a promoção da empregabilidade e de oportunidades de carreira profissional junto das Comunidades Ciganas do Município de Braga.

Recorde-se que o Protocolo de Colaboração assinado entre a Fundação “la Caixa”, o Município de Braga e a BragaHabit, no dia 11 de Maio de 2023, visa impulsionar a Inovação Social através do desenvolvimento de um programa-piloto, denominado Programa de Inovação Social Aberta de Braga, que congrega e aplica os conceitos de Inovação Social e de Inovação Aberta.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho