Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Braga lança Estação Meteorológica durante a Semana Global do Clima
Cerveira desafiou jovens para participação num peddy-paper

Braga lança Estação Meteorológica durante a Semana Global do Clima

Vitória SC sofreu mas venceu em Chaves

Braga lança Estação Meteorológica durante a Semana Global do Clima

Braga

2019-09-21 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

A inauguração da Estação Meteorológica de Braga que vai medir a qualidade do ar que se respira na cidade é, apenas, uma entre as inúmeras iniciativas que o Município promove na Semana do Clima.

Citação

Braga vai inaugurar uma Estação Meteorológica no próximo dia 27, no âmbito da Semana do Clima - uma iniciativa mundial à qual o Município de Braga se associa, promovendo um programa recheado de acções de sensibilização ambiental. O vereador do Ambiente, Altino Bessa, lança, ainda, o apelo para que os bracarenses “façam greve ao transporte individual, ao uso de plástico, ao desperdício e à poluição”.
Ao invés de aderir somente à Greve Climática Global, agendada para o próximo dia 27, o Município de Braga leva a cabo um programa de actividades na Semana do Clima que arrancou ontem e que visa sensibilizar os bracarenses à adopção de medidas mais amigas do ambiente no seu dia-a-dia, como, por exemplo, a opção por meios de transporte menos poluentes ou evitar o uso de plástico.

A Estação Meteorológica de Braga, que é financiada pela Comunidade Intermunicipal do Cávado e que vai medir a qualidade do ar e o ruído da cidade, é, apenas, um dos projectos incluídos neste programa que o pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Braga vai desenvolver em conjunto com voluntários e movimentos pró-ambientais. A lista contempla ainda mais acções de limpeza da cidade e do rio Este, um Mercado Eco-Vegan, visitas à Braval, a apresentação do Guia dos Espaços Verdes, observação astronómica, entre outras. Altino Bessa indica que “Braga é um dos poucos municípios que aderiu a esta Semana do Clima, apresentando um programa próprio, mais completo, com mais iniciativas e com maior envolvimento de todos” e sublinhou que o tema deve fazer parte da agenda política diária.

“Nesta Semana do Clima, nós apelamos à greve ao transporte individual, à greve ao desperdício, à greve ao plástico e à greve à poluição”, anuncia o vereador do Ambiente da autarquia bracarense, destacando a “alteração de comportamentos” como a melhor forma de contribuir para um mundo com mais sustentabilidade no futuro. “O objectivo da greve ao transporte individual, por exemplo, é precisamente incentivar as pessoas a usar cada vez mais os transportes públicos, as boleias partilhadas, meios de transporte menos poluentes de preferência bicicletas ou até mesmo motorizadas”, indicou, e a “greve ao plástico é um desafio a todos os cidadãos para que não o usem, pois nas superfícies comerciais as pessoas ainda os continuam a usar muito”, asseverou Altino Bessa, defendendendo que estas ‘greves’ sejam realizadas de forma “permanente” pelos cidadãos.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho