Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Braga é única com dois caminhos de Santiago
Silas: “Esperamos um jogo difícil e aberto”

Braga é única com dois caminhos de Santiago

Guimarães implementa projeto do URBATC que visa premiar os cidadãos que reciclam

Braga é única com dois caminhos de Santiago

Braga

2021-01-16 às 06h30

Redacção Redacção

Caminho da Geira e dos Arrieiros e o Caminho Minhoto Ribeiro partem de Braga em direcção a Santiago de Compostela, e foram certificados pelo Arcebispado de Compostela (na Galiza).

Braga é a única cidade portuguesa, e das poucas da Península Ibérica, a ter dois caminhos de Santiago certificados pelo Arcebispado de Compostela. São eles o Caminho da Geira e dos Arrieiros e o Caminho Minhoto Ribeiro.
O Caminho da Geira, apresentado em 2017 em Braga e Ribadavia (Galiza) foi reconhecido pela Igreja Católica em 2019 e pela associação de municípios transfronteiriço Eixo Atlântico em 2020. É itinerário oficial da Peregrinação Europeia de Jovens do Ano Santo Jacobeu 2021/2022. O percurso dá a conhecer a Geira Romana e a Reserva da Biosfera do Gerês /Xurés.
O Caminho Minhoto Ribeiro foi reconhecido pela Igreja Católica em 2020 e abrange 16 concelhos portugueses e galegos. Para o presidente da Associação do Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro e da Plataforma Berán no Caminho, Abdón Fernández, autor do “traçado original” do Caminho da Geira e dos Arrieiros, este itinerário “reflecte a peregrinação e o comércio desde Portugal, pela Geira e O Ribeiro, uma região muito importante para a economia na época medieval”. O Caminho Minhoto Ribeiro está intimamente ligado ao comércio de vinho e às termas. O presidente da Associação Codeseda Viva, Carlos de Barreira, responsável pela a apresentação do traçado do Caminho da Geira e dos Arrieiros ao Arcebispado de Santiago de Compostela, destaca “um grande interesse dos peregrinos que agora estão a planear percorrer caminhos menos procurados e o nosso itinerário encaixa perfeitamente neste requisito e nos próximos meses terá uma aceitação muito positiva”. O desafio seguinte é que o Caminho Minhoto Ribeiro seja oficializado pelos governos de Portugal e da Galiza.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho