Correio do Minho

Braga, terça-feira

Braga recebe bandeira de Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2020
Museus de Famalicão estão vivos e recomendam-se

Braga recebe bandeira de Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2020

Agrupamento Fernando Távora em primeiro lugar no Eco Parlamento

Braga

2019-01-12 às 06h00

Paula Maia

Cerimónia de passagem de testemunho teve lugar, ontem, em Santa Maria da Feira, que ostentou o título em 2018. Autarca de Braga diz que o próximo ano servirá de “balão de ensaio” para a candidatura a Capital Europeia da Cultural em 2027.

Braga recebeu, ontem, a bandeira de Capital da Cultura do Eixo Atlântico para 2020, uma iniciativa inserida no objectivo daquela estrutura de “fomentar o sentido identitário” do território.
A cerimónia de passagem de testemunho teve lugar em Santa Maria da Feira, que foi Capital da Cultura do Eixo em 2018, com o autarca local, Emídio Sousa, a entregar a bandeira ao seu congénere, Ricardo Rio, líder do Município de Braga que começa desde já a desenhar uma forte programação cultural que se desenrolará durante o próximo ano.

Ricardo Rio defende que a Cultura “será um dos grandes pilares de afirmação da cidade de Braga e da Euro-região, traduzindo-se num factor de qualificação da população e de competitividade económica”. Durante a cerimónia o autarca bracarense explicou que o próximo ano servirá como ‘balão de ensaio’ para a candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.
“Queremos que essa candidatura seja euro-regional, onde todo o Eixo Atlântico se reveja e que seja capaz de agregar todas as cidades e os seus agentes culturais”, adiantou Ricardo Rio, garantindo que com o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico, Braga “vai continuar a afirmar-se como um território de Cultura e de desenvolvimento, onde o património se conjuga com a inovação criando dinâmicas para potenciar a expressão artística dos seus cidadãos”.

Na sessão que decorreu esta sexta-feira, no Salão Nobre da Câmara de Santa Maria da Feira, o presidente da câmara explicou que Braga está “fortemente empenhada” para assumir este projecto cultural do Eixo Atlântico, salientando que a Cultura “é uma peça fundamental do desenvolvimento dos territórios e o motor do progresso de cada uma das cidades que compõem esta associação transfronteiriça”.

Desde 2014 que a autarquia bracarense tem procurado participar activamente em todas as dimensões de intervenção do Eixo Atlântico. Nesse sentido Ricardo Rio lembrou que, ainda este ano, Braga será a sede dos Jogos do Eixo Atlântico, acolhendo também a Expo Cidades, além dos vários contributos no domínio da agenda urbana, da valorização do ambiente ou da criação de oportunidades para os jovens. “Em vários contextos Braga tem dito presente e continuará a fazê-lo porque o Eixo Atlântico é uma realidade territorial com a qual nos identificamos e que se assume como um dos motores do desenvolvimento dos dois países e de qualificação dos nossos cidadãos”, referiu o autarca bracarense.

Na presença de Emídio Sousa, autarca de Santa Maria da Feira, Ricardo Rio enalteceu ainda o trabalho desenvolvido por esta autarquia ao longo do ano transacto que se traduziu “num bom exemplo de como se deve trabalhar um projecto desta natureza, ao envolverem os agentes locais para corporizarem uma programação de grande qualidade, que teve o condão de mobilizar e projectar a cidade além-fronteiras”.
Já o presidente de Santa Maria da Feira mostrou-se muito satisfeito com as actividades realizadas “que servem para fortalecer a identidade das pessoas que vivem tanto no Norte de Portugal como na Galiza.
O secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Vázquez Mao, salientou a alta participação e envolvimento da cidade e referiu que os artistas necessitam de plataformas como a Capital da Cultura para se darem a conhecer. “Um dos objectivos do Eixo é fomentar o sentido identitário do território” e com este tipo de programas sem dúvida contribui-se para o objectivo.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.