Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Braga salta para a tela de cinema em filme ‘Os Conselhos da Noite’
Tradições do concelho saíram em cortejo

Braga salta para a tela de cinema em filme ‘Os Conselhos da Noite’

Braga e Guimarães unem-se com uma vertente social pelo meio

Braga salta para a tela de cinema em filme ‘Os Conselhos da Noite’

Braga

2019-03-18 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

A capital do Minho é peça central do filme ‘Os Conselhos da Noite’ - uma longa metragem do realizador José Oliveira, com produção de Daniel Pereira, que acaba de ser rodada em Braga. A ante-estreia vai ter lugar no Theatro Circo ainda em 2019.

Braga vai saltar para a tela de cinema com o filme ‘Os Conselhos da Noite’, de José Oliveira. A película acabou de ser rodada na cidade, passando por espaços emblemáticos como o Mosteiro de São Martinho de Tibães e a Sé Catedral, que vão agora ser exibidos nas principais salas de cinema do país e marcar presença em festivais de cinema internacionais, projectando a imagem de Braga cá dentro e lá fora.
‘Os Conselhos da Noite’ conta a história de um bracarense que migrou para o Sul e que regressa a Braga 20 anos depois, ficando surpreendido com as grandes mudanças entretanto operadas.

“Esta é uma história muito antiga, a de um regresso a casa como a história bíblica de Caim, alguém que saiu da terra e errou muito por aí, conhecendo novas culturas, cidades e pessoas, mas que depois volta, muito tempo de depois e por um motivo muito forte, descobrindo uma Braga completamente diferente em 2019, tanto a nível de boémia, como a nível cultural e sociológico”, resumiu o realizador, num esboço à longa-metragem.
Num filme, em que o actor principal é Tiago Aldeia, conhecido das novelas da televisão, a própria cidade de Braga torna-se também ela um personagem central da história que é contada, percorrendo os seus mais diversos lugares, desde o Mosteiro de Tibães à Sé Catedral, Universidade do Minho e principais ruas do centro histórico até à vida nocturna que a cidade tem na actualidade.

É precisamente “o contraste” entre a Braga de há alguns anos e a Braga de hoje que o realizador José Oliveira pretende mostrar neste seu novo filme. “Fiz o meu melhor e espero que este filme esteja à altura de paixão que tenho por esta cidade em todos os sentidos”, confessou à reportagem do ‘Correio do Minho’, indicando que seria muito bom que todos os bracarenses fossem ver o filme, acima de tudo porque pode “abrir novas portas”.
Com produção de Daniel Pereira, o argumento do filme foi escrito pelos bracarenses José Oliveira e João Palhares e a rodagem foi praticamente na íntegra realizada em Braga, contando com a participação do músico Adolfo Luxúria Canibal, que cresceu e vive na cidade e de Marta Carvalho, entre outros actores secundários oriundos ou residentes em Braga.

“Esta é a primeira longa-metragem de ficção que alguma vez foi feita em Braga e estamos muito contentes por estar aqui nesta cidade, onde fomos muito bem recebidos”, garantiu o produtor Daniel Pereira. “A Câmara Municipal de Braga está também naturalmente associada ao projecto através de um apoio logístico muito importante para que tudo corresse optimamente”. O produtor indicou que o filme estreia até ao final do ano e vai passar pelas salas de cinema e pela televisão e depois será disponibilizado nas várias plataformas streaming.

O actor Tiago Aldeia conta que já conhecia Braga, onde já esteve inclusivamente a partilhar palco com Joaquim Monchique no Forum Braga. “Eu adoro Braga, já conhecia e já tive o privilégio de conhecer a cidade melhor de avioneta e é realmente fantástica: é uma cidade cheia de história, cheia de monumentos incríveis e é, sem dúvida, a terra dos sinos porque os sinos tocam a toda a hora e em vários pontos diferentes. Para mim, a magia da cidade de Braga é a história que ela tem e o seu lado espiritual”.


“Este filme vai trazer grande visibilidade à cidade nacional e internacionalmente”

Em nome da “visibilidade” que Braga terá ao tornar-se peça central do filme ‘Os Conselhos da Noite’, o vereador do Turismo da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, aponta para a atracção turística que a película potencia com a promoção da ‘capital minhota’.
“Este filme vai trazer uma grande visibilidade à cidade, que julgo ser a primeira vez que tem a oportunidade de se mostrar através do cinema, e certamente que esta será uma forma de levar Braga mais longe até porque tem a ambição de concorrer a festivais internacionais”, destaca Altino Bessa, olhando para “o efeito muito positivo” que a exibição do filme acarretará do ponto de vista da afirmação de Braga como “uma grande cidade” a nível nacional - uma imagem que pode ser projectada internacionalmente nos vários festivais em que o filme estará a concurso.

“Esperamos, de facto, que o filme ‘Os Conselhos da Noite’ traga essa visibilidade e traga também um retorno à cidade do ponto de vista turístico, atraindo ainda mais pessoas aos nossos hotéis e restaurantes”, apontou.
Para o vereador do Turismo de Braga, este filme vem consolidar ainda mais a estratégia turística delineada pela autarquia bracarense, em consonância com os operadores turísticos locais e regionais, no sentido de caminhar para a “sustentabilidade” do sector. “A rodagem deste filme, que a câmara de Braga apoia, tal como outros eventos que dinamiza, é precisamente no sentido de não defraudar as expectativas que são criadas principalmente por parte dos investidores privados e trabalhadores nesta área e que hoje já são um número significativo, quer em termos de economia local, quer em termos de empregabilidade”, frisou o autarca.

Apontando esforços rumo a “um crescimento do turismo sustentável e capaz de manter a actividade”, Altino Bessa diz que é importante “não baixar os braços” e encontrar novas estratégias, com novos eventos e actividades, que mantenham o fluxo turístico que Braga viu crescer exponencialmente nos últimos anos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.