Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Braga será durante dois dias capital do turismo da euro-região
Vizela promoveu passeio com utentes do Desporto é vida!

Braga será durante dois dias capital do turismo da euro-região

Swonkie, a história de uma boa ideia executada com muito trabalho e paixão

Braga

2019-05-21 às 06h00

Isabel Vilhena

De 30 de Maio a 2 de Junho, Braga acolhe a Semana de Turismo de Fronteira Europeu. A iniciativa inclui a realização do I Fórum Europeu de Turismo de Fronteira e a V Expocidades - Feira de Turismo de Proximidade do Eixo Atlântico.

De 30 de Maio a 2 de Junho, Braga acolhe a Semana de Turismo de Fronteira Europeu. Neste fim-de-semana, a cidade será o epicentro do turismo de fronteira que acolherá dois eventos marcantes: I Fórum Internacional de Turismo de Fronteira e a V Expocidades - Feira de Turismo de Proximidade.
A iniciativa foi apresentada ontem, em conferência de imprensa, pelo secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Mao, onde destacou a importância da realização do I Fórum Internacional de Turismo de Fronteira em Braga “como forma do trabalho que a cidade tem desenvolvido nesta área”, avançando que estão já confirmadas presenças de especialistas em turismo de oito países e mais de 130 inscritos (num máximo de 200).

Na apresentação do evento, Xoán Mao lamentou a falta de políticas europeias consertadas sobre o turismo e a ausência de representantes do governo no fórum. “Na Europa não há um programa comum de turismo e devia haver. É também de lamentar que o Governo português não esteja presente neste debate”, afirmou.
O secretário-geral do Eixo Atlântico sublinhou a ideia central do turismo de fronteira que passa, sobretudo, por percorrer a fronteira. “Nós queremos que a ideia do turismo nesta área seja percorrer a fronteira. Temos enoturismo, cultura, religião e, por vezes, até é difícil saber quando se passou a fronteira. A ideia é a de convidar as pessoas que percorram a fronteira e que não se limitem a atravessá-la, pois são territórios com uma grande riqueza histórica, cultural e natural”, explicou Xoán Mao, acrescentando que o Eixo Atlântico lidera o projecto ‘Destino Frontera’, que promove a identificação de fontes para o desenvolvimento económico e o repovoamento da fronteira baseada num turismo sustentável centrado no património natural, cultural e monumental da fronteira luso-espanhola.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, salientou que “este conjunto de iniciativas é uma excelente demonstração da importância da participação no Eixo Atlântico no que se refere à promoção turística da cidade e ao desenvolvimento de políticas em interacção com agentes relevantes do território”
Ricardo Rio sublinhou a revelância que “Braga tem como destino turístico à escala global”, apontando que “é dentro deste contexto de proximidade que temos a base de visitante mais consolidada e a participação na euro região é uma alavanca para aumentar o turismo na cidade.

O Fórum terá lugar no dia 30 de Maio, no Theatro Circo, reunirá especialistas em turismo de toda a Europa que abordarão questões como o diagnóstico e o desenvolvimento de um plano estratégico de turismo de fronteira; o efeito da fronteira no desenvolvimento de turismo e a confluência com programas europeus de turismo nos seus diferentes âmbitos (patrimonial, histórico, natural ou cultural).
Também serão analisadas as experiências de outras fronteiras europeias com uma revisão às denominadas “boas práticas” em países como Estónia, Grécia, Hungria, República Checa ou Roménia através dos sócios do Eixo Atlântico no projecto europeu EPICAH, liderado pela entidade transfronteiriça.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.