Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
“Braga tem um público muito exigente que procura ofertas artísticas desafiantes”
Câmara Municipal de Ponte da Barca aprova investimento para obras nas freguesias

“Braga tem um público muito exigente que procura ofertas artísticas desafiantes”

“Jogo com a França é mais uma final para nós”

“Braga tem um público muito exigente que procura ofertas artísticas desafiantes”

Braga

2021-05-07 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Luís Fernandes, director artístico do espaço gnration, destaca a conquista do público da região, que diz ser ávido de uma programação cultural “mais desafiante”. A missão do gnration é “dar palco a artistas contemporâneos e a artistas emergentes”.

É com os olhos postos na reconquista do público, que ao longo dos últimos anos tem sido fã absoluto de uma “programação cultural diferenciadora” no panorama regional e nacional da arte contemporânea e dando palco a centenas de novos artistas emergentes, que o espaço gnration celebra o 8.º aniversário este fim-de-semana, propondo um programa especial com iniciativas online e presenciais.
Depois de o espaço cultural bracarense ter reaberto portas no passado dia 19 de Abril, Luís Fernandes, director artístico do gnration, diz que o público habitual ainda esteve um pouco ‘contido’ nos primeiros espectáculos, mas o número de espectadores tem vindo a aumentar progressivamente, daí que o espaço cultural abra também as suas portas de forma especial neste fim-de-semana, assinalando mais um aniversário da ‘casa’.
Surgido de um antigo edifício da Guarda Nacional Republicana em 2013, o gnration ‘ganhou asas’ e transformou-se num espaço vocacionado para uma oferta cultural diferenciada na cidade de Braga, privilegiando a criação contemporânea com as modernas artes musicais e cultivando a relação da arte e da tecnologia, onde “um público culto e com grande sentido crítico e de idade heterogénea” é presença assídua.
“O aparecimento do gnration introduziu na oferta cultural da cidade a variável da produção e criação contemporânea em geral, assumindo-se, desde o início, como uma estrutura que pela sua programação tem progressivamente aumentado a sua implementação junto do público da cidade”, destaca Luís Fernandes, director artístico do gnration, que, aponta mesmo, que o espaço cultural foi também, na altura em que surgiu, “um rasgo” na arte da programação artística nacional por tocar “noutros domínios” que não os convencionais.
“No fundo, os conteúdos que fazem parte da programação do gnration andam nas margens do consumo cultural das massas e, numa cidade periférica como Braga, nos primeiros anos as pessoas não entendiam bem a nossa missão, mas à medida que fomos cultivando esta programação distinta, o público da região foi também respondendo positiva e paulatinamente”, assume o responsável.
“O gnration tem feito um percurso paulatino e sólido, ao longo dos últimos oito anos, no qual marca uma posição no ecossistema do panorama cultural no Norte do país”, frisa o director artístico.
Actualmente, a programação do gnration alicerça-se em “coisas muito distintas”, desde a programação de espectáculos a exposições e projectos educativos, além de servir de ‘espaço de trabalho’ e de palco para muitos artistas locais, num apoio à criação e às artes mais inovadoras e contemporâneas.
“O gnration é a estrutura da cidade que tem lançado mais programas de apoio a artistas locais e que mais tem acolhido estes artistas e as suas novas criações e, de facto, todo este trabalho se reflecte também numa maior implementação do gnration na cidade de Braga”, refere Luís Fernandes.
São já centenas de artistas emergentes que o espaço gnration apoiou, seja de nível local, nacional ou internacional. “A nossa missão também é essa numa vertente mais pedagógica: dar a conhecer o trabalho de artistas consagrados, como Silvestre Pestana, por exemplo e outros de renome internacional, que podem até nem ser tão conhecidos do grande público e aos quais damos palco”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho