Município de Vila Verde distinguido por promoção de desporto com idosos
2025-05-20 às 06h00
Distrito repete feito de 2024 e volta a ser o que reuniu mais percentagem de votantes e menor abstenção, que se cifrou nos 30,29%, ainda assim superior à verificada nas eleições anteriores.
O distrito de Braga voltou a apresentar-se, no passado dia 18, como o que contou com maior percentagem de votantes a nível nacional, tendo a menor taxa de abstenção.
Se a nível geral do país a taxa de abstenção se cifrou nos 35,62% de votantes inscritos que não exerceram o seu direito e dever, em Braga esse valor fixou-se nos 30,29%, sendo o mais baixo a nível nacional, feito que repete depois de no último acto eleitoral a nível de legislativas, a 10 de Março de 2024, o distrito ter também garantido esse registo de ser o que menor abstenção apresentou.
Fazendo uma comparação entre os dois actos eleitorais, em 2024, em Braga estavam inscritos 780.163 votantes, dos quais 556.367 exerceram o seu direito de voto, representando uma abstenção na ordem dos 28,69%, que na altura já foi a mais baixa do país.
Em 2025, em Braga estavam inscritos para votar um total de 782.367 cidadãos, sendo que se deslocaram às urnas um total de 545.367, numa taxa de abstenção que se fixou nos 30,29%. Ainda assim, em 2025 a taxa de abstenção nas votações em Braga acabou por aumentar um pouco (cerca de 1,6%).
O distrito de Braga continua, por isso mesmo, a ser o melhor exemplo da luta contra o abstencionismo eleitoral, liderando a lista de distritos nesta taxa de abstenção mais reduzida, estando ainda consideravelmente abaixo dos valores que se registaram no total nacional, onde a abstenção atingiu os 35,62%, mais 5,33% do que o verificado no distrito de Braga.
Por sua vez, no fundo desta tabela que destaca os valores da abstenção a nível nacional, os Açores foram o círculo eleitoral com a maior taxa de abstenção nas eleições legislativas de domingo, com 56,19%.
Destaque ainda neste aspecto da alta abstenção para o valor que se registou no concelho de Melgaço, do Círculo Eleitoral de Viana do Castelo, que foi o terveiro concelho a nível nacional com a maior taxa de abstenção, num total de 59,94%
Já o concelho com menor abstenção a nível nacional foi Sardoal (Santarém), com 26,95%, numa lista em que se destacam ainda Famalicão, com 27,63%, Barcelos, com 27,73%, e Guimarães, com 27,92%, um trio do distrito de Braga.
22 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário