César Peixoto vê Gil Vicente a “subir de produção” e quer pontuar com o Nacional
2025-03-14 às 06h00
Municípios consideram que a BTL é uma montra para o país e para mundo. ?Numa altura em que o turismo tem cada vez mais peso económico, cada concelho mostra o que tem de melhor e de diferenciador para cativar visitantes.
Numa demonstração de que a união faz a força, os municípios das CIM do Ave, do Cávado e do Alto Minho estão a promover-se em conjunto na BTL, no espaço ‘Amar o Minho’, que integra o stand do Turismo do Porto e Norte.
Afirmar a região como destino turístico de excelência tanto no mercado nacional como internacional é o grande objectivo da presença destes municípios na BTL - Better Tourism Lisbon Travel Market, que está a decorrer até domingo na FIL – Parque das Nações, em Lisboa.
A presença no certame sob o chapéu ‘Amar o Minho’ permite promover a região minhota como destino, mas também destacar aquele que de mais diferenciados cada município tem para oferecer. isso mesmo destacam os autarcas com quem o Correio do Minho conversou no dia inaugural do certame.
João Manuel Esteves, presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, realçou que a BTL”é uma janela aberta para o turismo, para o mundo”. O autarca referiu que a presença na BTL é aproveitada para “mostrar o que de Melhor a região tem”.
“Nós, Arcos de Valdevez, estamos cá a promover o nosso património natural, porque estamos no Parque Nacional Pene- da-Gerês, o nosso património cultural, porque somos ‘Arcos de Valdevez onde Portugal se fez’, a nossa gastronomia, o nosso acolhimento, os eventos... no fundo todos os ingredientes que fazem com que as pessoas gostem de visitar Arcos de Valdevez”, referiu João Manuel Esteves, realçando que “o turismo é já um grande motor da economia do concelho e da região”.
De realçar que Arcos de Valdevez é também um dos quatro nomes minhotos que se promovem também no stand do Turismo Religioso. Ou os outro são Braga, Terras de Bouro e ainda a Viana Festas. Também Barcelos aposta forte na BTL, integrando o espaço ‘Amar o Minho’, mas também com um stand próprio. “Estamos na BTL a apresentar o nosso fabuloso cartaz da Festa das Cruzes, este ano pela primeira vez inscrita como Património Cultural Imaterial de Portugal, o que para nós é um privilégio muito grande, mas também uma responsabilidade adicional”, afirmou Elisa Braga, vereadora do Turismo, realçando que a Festa das cruzes vai decorrer durante “quatro dias intensos”, em que se destacam dois momentos: a Batalha das Flores, a 1 de Maio, e no dia 3 de Maio o programa religioso com a procissão que reúne as cruzes de todas as paróquias barcelenses.
Elisa Braga notou ainda que Barcelos também se está a promover enquanto cidade criativa da UNESCO, estando presente o seu artesanato, e ainda com os Caminho de Santiago, a gastronomia , os vinhos e a natureza.
“Temos todos os elementos para que Barcelos se afirme cada vez mais como um território preponderante no Minho e no Porto e Norte de Portugal”, referiu.
O presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, também visitou a BTL, onde sublinhou a importância da participação do Município neste tipo de certames, assegurando que se trata de “um importante investimento para a promoção turística do território e valorização de todas as suas potencialidades, ajudando a projectar o concelho como um destino de referência no país”.
Na mesma linha, Guilherme Emílio, presidente d a Câmara de Esposende, realçou que a BTL “é a grande montra da oferta turística que existe no país”, pelo que “Esposende faz questão de estar presente”.
Ontem foi o dia em que Esposende esteve em destaque na BTL, tudo promovido um shoowcooking e recebido também a certificação da renovação da estação náutica.
“Este é um espaço privilegiado e de lição para nós podermos mostrar a nossa oferta turística, nomeadamente o nosso património gastronómico, cultural, histórico e as praias”, acrescentou Guilherme Emílio, lembrando que o turismo tem “grande relevância” do ponto de vista da actividade económica do concelho.
A celebração dos 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco, escritor que viveu e faleceu em Famalicão, é um dos destaques que este Município leva à BTL, como explicou a vereadora Luísa Azevedo. “Famalicão já é presença habitual na BTL, pois esta é uma feira de referência nacional e internacional e também aqui Famalicão quer deixar a sua marca”, disse.
Nesta edição, Famalicão também se promove como referência na rota do turismo industrial, acrescentou Luísa Azevedo, notado que também os grandes eventos, como o Carnaval e as Antoninas estão em evidência, assim como a Semana Santa que se aproxima e que é vivida intensamente pelos famalicenses.
Em destaque na BTL está também o Município da Póvoa de Lanhoso, que além de ser promovido no espaço do Minho conta com um stand próprio, dos mais originais do evento. É a imagem do Castelo de Lanhoso que serve de cenário, num stand onde os visitantes da BTL são convidados a degustar alguns doces típicos como os ‘charutos’, as cavacas e a ‘rocha do Pilar’, este último uma especialidade de uma pastelaria da vila. Também os vinhos verdes são dados à prova, além de um licor de mel com pepitas de ouro, uma bebida que alude à famosa filigrana, imagem de marca da Póvoa de Lanhoso. Aliás, durante a BTL artesãos trabalham ao vivo a filigrana, uma arte que deslumbra todos os visitantes, como notou Nuno Castilho Sousa.
Vieira do Minho é outro concelho que aposta na BTL, contando com um stand próprio, onde encontramos Marina Branco e Marisa Andrade a promover os atractivos turísticos vieiriense, com especial destaque para a Serra da Cabreira, as aldeias, os eventos, a gastronomia, o alojamento e os equipamentos de lazer como o Teleski e o Barco Turístico ‘O Brancelhe’. Hoje, o stand de Vieira do Minho recebe a visita do presidente da Câmara, António Cardoso, acompanhado por artesãos locais que realizarão demonstrações ao vivo, oferecendo aos visitantes uma experiência com as tradições e técnicas artesanais da região. Também será organizada uma prova gastronómica que dará a degustar os sabores tradicionais de Vieira do Minho.
A Eurocidade Tui-Valença também está presente na BTL com um stand próprio. Diana Pereira, técnica da Câmara de Valença explicou que ali são promovidos os dois destinos de fronteira como um só e os seus principais atractivos. O conjunto histórico de Tui, a Fortaleza de Valença, o rio Minho e as serras de Aloia e Faro são elementos marcantes da Eurocidade juntamente com a sua história, natureza, cultura e gastronomia, bem como o Caminho de Santiago. “Também estamos a dinamizar o stand através das nossas empresas que vêm cá à BTL fazer demonstrações, shoowcookings e outras iniciativas. O mercado nacional é muito importante para nós, por isso faz todo o sentido estarmos cá a promover a Eurocidade”, referiu a técnica.
O stand da Eurocidade recebeu a visita da vereadora do Turismo de Tui, Ana Núñez, e da vice-presidente da Câmara de Valença, Ana Paula Xavier.
No espaço do ‘Douro, Tâmega e Sousa’, encontramos o Município de Celorico de Basto, que tem em destaque a promoção da sua Festa Internacional das Camélias, assim como o artesanato, vinhos, enchidos e mel, além do turismo e natureza e outros recursos que captam visitantes para o concelho.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário