Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Câmara contesta duplicação de taxa de resíduos
CDP Awards Europe: Guimarães foi a única cidade portuguesa premiada

Câmara contesta duplicação de taxa de resíduos

Exposição "O Xaile no Traje" de Ivo Rua na Loja Interativa de Turismo de Ponte da Barca

Câmara contesta duplicação de taxa de resíduos

Cávado

2020-11-08 às 11h00

Redacção Redacção

Município vai enviar uma moção ao Governo alertando para os efeitos que o aumento da Taxa de Gestão de Resíduos pode ter nos rendimentos das famílias e das empresas, especialmente durante o tempo de pandemia.

Citação

O município de Esposende está contra o aumento de 100 por cento do valor da Taxa de Gestão de Resíduos (TGR) decidido pelo Governo. A contestação consta de uma moção que a autarquia vai enviar ao Governo, aos grupos parlamentares da Assembleia da República e à Assembleia Municipal, e que foi aprovada na última reunião do executivo.
O regime geral da gestão de resíduos aprovado pelo Conselho de Ministros prevê que o valor da TGR em 2021 passe dos actuais 11 para os 22 euros por tonelada de lixo indiferenciado entregue para aterro.
A Câmara Municipal de Esposende entende de que se trata de “uma medida inoportuna em tempos de pandemia” e acrescenta que os municípios não foram consultados no processo. “Considerando que as famílias perderam rendimentos e sendo previsível uma quebra nas receitas dos municípios no próximo ano devido à pandemia, a Câmara Municipal contesta e repudia a decisão do Governo, que se traduzirá num custo acrescido de cerca de 220 mil euros anuais para os cofres do município e que, em última instância, poderá levar a uma subida do valor da factura global de água, saneamento e resíduos dos munícipes”, indica um comunicado municipal.
A edilidade alerta que “agravar, nesta fase e de forma tão desproporcional a TGR, não é aceitável, estando a ser dado, pelo Governo, mais um passo para diminuir o poder de compra dos cidadãos e para o aumento da carga fiscal do sector empresarial.”
O município aponta como solução para a redução de resíduos um maior investimento em campanhas de sensibilização e fiscalização, a criação de infraestruturas adequadas, mais apoios à implementação de projectos de recolha selectiva e a aposta na implementação de políticas estruturais que contribuam para a melhoria da qualidade do ambiente.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho