Correio do Minho

Braga, sábado

Câmara de Cabeceiras de Basto aprova projecto de recuperação de forno comunitário da Uz
Município de Barcelos comparticipa fichas de trabalho do 1.º Ciclo

Câmara de Cabeceiras de Basto aprova projecto de recuperação de forno comunitário da Uz

Residência Artística de EcoArte encerra hoje

Vale do Ave

2019-06-16 às 16h44

Redacção

Executivo municipal cabeceirense aprovou projecto de recuperação do Forno Comunitário da Uz na última reunião de câmara.

O executivo municipal Cabeceirense aprovou, por unanimidade, na última reunião de câmara, o projecto de recuperação do Forno Comunitário da Uz, localizado na freguesia de Gondiães e Vilar de Cunhas, tendo em vista a apresentação de uma candidatura a fundos comunitários no âmbito da recuperação de aldeias.
O projecto visa a reconstrução do edifício, conferindo-lhe a resistência necessária à sua estabilidade. De salientar que os fornos comunitários são testemunhos de um passado marcado pela partilha de recursos. Tendo em vista a recuperação e reabilitação daquela Casa do Forno na aldeia da Uz, o executivo cabeceirense aprovou a celebração de um contrato de comodato com a Freguesia de Gondiães e Vilar de Cunhas, proprietária do edifício.
Ainda no âmbito do programa de recuperação de aldeias, a Câmara Municipal aprovou a celebração de um protocolo de comodato com o conselho directivo de Baldios de Gondiães que visa a recuperação do Fojo do Lobo, também na Uz.

Foi aprovada por unanimidade a proposta do Presidente da Câmara Municipal referente à Transferência de Competências para as Autarquias Locais no domínio da Educação (Decreto-Lei n.º 21/2019, de 30 de janeiro). De acordo com a referida proposta, a edilidade Cabeceirense não pretende exercer, no ano de 2019, competências neste domínio, assunto que será apreciado pela Assembleia Municipal na próxima sessão.

Por unanimidade foi aprovada, também, nesta reunião a celebração de uma adenda ao Protocolo de Financiamento das Acções que integram o Plano de Acção para o Desenvolvimento Socioeconómico e Cultural da Bacia do Tâmega. Trata-se de uma adenda que vem estabelecer os termos e as condições dos financiamentos a conceder no ano de 2019 pela IBERDROLA com vista à execução e concretização das ações constantes do Plano de Acção.
O executivo municipal aprovou, por unanimidade um Voto de Louvor, Congratulação e Regozijo à Contacto Futsal Clube pela conquista do título de Campeã Distrital de Seniores e consequente subida à 2.ª Divisão Nacional de Futsal.
Com três votos a favor do PS e três abstenções do IPC, foi aprovada a Consolidação de Contas do Município referente ao ano de 2018.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.