Correio do Minho

Braga,

- +
Camilo Castelo Branco na Assembleia da República com “L Sbarrulho Dun Anjo”
Calendário impediu mais pontos do FC Vizela

Camilo Castelo Branco na Assembleia da República com “L Sbarrulho Dun Anjo”

Portugal perde (2-0) com a França na estreia na Liga das Nações

Camilo Castelo Branco na Assembleia da República com “L Sbarrulho Dun Anjo”

Vale do Ave

2016-10-19 às 18h05

Redacção Redacção

Uma das obras-primas de Camilo Castelo Branco, “A Queda dum Anjo”, acaba de se juntar aos clássicos “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, e à “Mensagem”, de Fernando Pessoa, no rol de livros com tradução em língua mirandesa.

Citação

Uma das obras-primas de Camilo Castelo Branco, “A Queda dum Anjo”, acaba de se juntar aos clássicos “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, e à “Mensagem”, de Fernando Pessoa, no rol de livros com tradução em língua mirandesa.

“L Sbarrulho Dun Anjo” foi apresentado esta terça-feira, na biblioteca da Assembleia da República, perante ilustres convidados como o poeta e cronista, Pedro Mexia, o escritor Francisco José Viegas, e Edite Estrela, Presidente da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República. Entre as mais de cem pessoas que assistiram ao lançamento do livro, estavam vários deputados da Assembleia, com destaque para os famalicenses Jorge Paulo Oliveira e Maria Augusta Santos.

O lançamento da obra “L Sbarrulho Dun Anjo” marcou o encerramento dos 3.os Encontros Camilianos de S. Miguel de Seide, promovidos pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a Casa de Camilo, e que este ano tiveram como mote os 150 anos da publicação de “A Queda dum Anjo”.

Considerada a mais atual e moderna obra de Camilo Castelo Branco, “A Queda dum Anjo” descreve de maneira caricatural a vida social e política portuguesa, através de uma parábola humorística na qual o protagonista, Calisto Elói, um fidalgo austero e conservador natural de Miranda do Douro, Trás-os-Montes, encarna de maneira satírica o povo português. Ao ser eleito deputado, Calisto vai para Lisboa, onde se deixa corromper pelo luxo e pelo prazer que imperam na capital.

“Foi uma grande homenagem da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e da Casa de Camilo ao romancista e à sua obra”, referiu o diretor da Casa de Camilo, José Manuel Oliveira. Visivelmente satisfeito e orgulhoso com a “homenagem”, o responsável lembrou que estes Encontros “iniciaram em Famalicão, nos dias 7 e 8. No passado fim-de-semana visitamos Miranda do Douro porque Calisto Elói era natural de Caçarelhos no termo de Miranda e viemos agora à Assembleia da República porque o herói deste romance exerceu aqui as funções de deputado”.

“A Câmara de Famalicão e a Casa de Camilo acabam por cumprir assim com dedicação, muito profissionalismo e também com muita emoção, uma das mais extraordinárias obras de Camilo Castelo Branco”, acrescentou José Manuel Oliveira.

Por sua vez, Alfredo Cameirão, que fez a tradução da obra e falou em mirandês durante a sessão, considerou que “Camilo Castelo Branco tinha uma dívida de 150 anos para com a língua mirandesa”, pois sendo Calisto Elói natural de Miranda, a obra original deveria ter sido escrita em mirandês. “Finalmente a dívida foi paga e com juros”, afirmou, salientando que “é muito importante para a língua mirandesa ter um clássico com esta dimensão traduzido”, além disso, “esta obra representa mais um passo à frente na afirmação da língua mirandesa”.

Refira-se que a ideia de traduzir “A Queda dum Anjo”, surgiu há já alguns anos por Amadeu Ferreira autor e tradutor de uma vasta obra em português e em mirandês, aquando de uma visita à Casa de Camilo. O autor entretanto falecido foi recordado na Assembleia da República.

A língua mirandesa é um idioma pertencente ao grupo asturo-leonês (ocidental), com estatuto de segunda língua oficial em Portugal, reconhecida oficialmente em 1999 e assim protegida.

*** Nota da C.M. de Vila Nova de Famalicão ***

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho