Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Caminha abre portas aos turistas para manter “destino de confiança”
Eco Parlamento reúne alunos de escolas públicas e um colégio

Caminha abre portas aos turistas para manter “destino de confiança”

Senhor dos Passos encontra Maria na Grandiosa Procissão de Crespos

Caminha abre portas aos turistas  para manter “destino de confiança”

Alto Minho

2020-07-03 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

“É preciso abrir a economia aos turistas”, diz o presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, que, ontem, apresentou um ‘pacote cultural’ com várias actividades que prometem animar os meses de Verão “em segurança”.

Citação

É com o objectivo de se manter como um ‘destino de confiança’ que Caminha acaba de apresentar um pacote de eventos culturais que prometem animar os locais e turistas durante todo o Verão e com o máximo de segurança. Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal, diz que é preciso “manter a chama acesa”, revitalizando a economia local através de actividade cultural regrada para continuar a ser um destino turístico apetecível e seguro.
Este ano não se realizam os eventos mais icónicos de Caminha como a Feira Medieval, o Art Beer Fest ou o Festival Vilar de Mouros, que acontecem na época veraneia servindo de atractivo a milhares. Também as inúmeras festas de fundo religioso como a N. Sra. da Bonança, o S. João d’Arga ou a Sra. dos Remédios não terão ‘o palco festivo’ dos outros anos, resumindo-se, desta vez, às principais cerimónias religiosas, muitas das quais decorrerão com missas campais, onde a distância de segurança mínima entre pessoas/fiéis seja mais facilitada. Mas a Cultura vai acontecer na mesma por Caminha, garante o edil Miguel Alves, que ontem apresentou a programação cultural para os próximos tempos.

Porque “é preciso relançar a actividade económica local”, a Câmara Municipal de Caminha preparou um programa recheado de actividades culturais que vão ser servidas ao longo dos meses de Verão, devidamente doseado e cumprindo as regras de segurança ditadas pela Direcção-Geral de Saúde.
Do teatro ao cinema, de concertos à leitura ambulante, das artes plásticas à magia. O ‘pacote cultural’ desenhado promete agradar a todos os públicos e a todos os gostos, servindo de atractivo a todos quantos vivem o Verão em Caminha.

Miguel Alves diz que “é preciso abrir a economia aos turistas”, sobretudo agora que as fronteiras já estão reabertas, e ajudar a actividade económica caminhense. “Não podemos ficar fechados em casa porque isso não é solução para nada. Temos que voltar a abrir as nossas casas, os nossos hotéis, as nossas ruas para que possam ser usufruídas por todos os que cá vêm”, frisa o autarca caminhense, em jeito de convite.

Dez blocos culturais servidos para animar época de Verão

Ao todo são dez blocos culturais que a autarquia caminhense vai repartir durante todo o Verão, levando Cultura e animação aos quatros cantos do concelho. Um dos primeiros projectos a ‘pôr em marcha’ é a ‘Biblioteca 4L’ - uma carrinha apetrechada de livros e jornais, que podem ser requisitados e consultados diariamente, e que vai de encontro às pessoas, nesta fase, com foco sobretudo junto às principais praias caminhenses. “É a literatura em movimento”, assinala o autarca Miguel Alves.

Outro dos projectos que se destaca no programa cultural de Caminha intitula-se ‘Lar Sustenido’ e vai levar alegria aos lares de idosos do concelho através da música popular. “A ligação da música e aos idosos é fundamental, sobretudo depois de tudo o que os lares passaram na pandemia provocada pela Covid-19 e nós devemos olhar para os lares e para os idosos de formas diferentes. Esta iniciativa é no sentido de animar os nossos idosos e dar-lhes um pouco de alegria”.

Haverá cinema para ver em Vila Praia de Âncora e em Caminha, teatro de rua que promete surpreender os transeuntes, artes plásticas para admirar como é disso exemplo a exposição de Pedro Cabrita Reis, percursos temáticos para percorrer, passeios a cavalo ou de jeep e roteiros fotográficos, sessões de música jazz e concertos vários que trarão a Caminha nomes sonantes como Tiago Bettencourt, The Legendary Tigerman e a galega Uxía e até espectáculos variados para ver em sistema ‘drive in’ em Vilar de Mouros com toda a segurança e diversão garantida.


Vila Praia de Âncora celebra 96 anos com espectáculo ‘Amália’

No próximo dia 8 assinala-se o 96.º aniversário de elevação de Vila Praia de Âncora. A data é destacada pelo presidente da Câmara Municipal de Caminha, indicando que vai ser celebrada devidamente com o espectáculo ‘Centenário de Amália Rodrigues’, com Pedro Miguel Nunes, Artur Caldeira e Daniel Paredes, que terá lugar no Cineteatro de Vila Praia de Âncora, às 21.30 horas.
A ‘Arte na Leira’ é outro dos projectos de renome do concelho que nesta edição’20 decorrerá também em diferentes moldes, entre os próximos dias 20 de Julho e 23 de Agosto, na Casa do Marco, em Arga de Baixo, embora “num formato mais reduzido”.


Conferência faz jus à Feira Medieval no Dia do Foral

A Feira Medieval de caminha - um dos eventos-mor do concelho todos os Verões - não vai ser deixada ao acaso e o autarca caminhense promete lembrá-la de forma diferente, precisamente no próxima dia 24 de Julho - Dia do Foral de Caminha, com a iniciativa ‘Caminha Medieval’, através de uma conferência sobre ‘A organização do exército do rei em finais da Idade Média - algumas notas sobre o contributo de Caminha’, a cargo de Leandro Ribeiro Ferreira, investigador doutorado na Universidade do Porto e na Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Mas não só. Também no próximo dia 25, Dia de Santiago, o Município de Caminha pisca já o olho ao ano jacobeu e organiza uma caminhada, tendo como guia o historiador Joel Cleto.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho