Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Caminha abre portas aos turistas para manter “destino de confiança”
Póvoa de Lanhoso: Biblioteca com serviço online em Agosto

Caminha abre portas aos turistas para manter “destino de confiança”

CAVI da Pais-em-Rede apoiou 72 pessoas ao longo do primeiro ano de actividade

Caminha abre portas aos turistas  para manter “destino de confiança”

Alto Minho

2020-07-03 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

“É preciso abrir a economia aos turistas”, diz o presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, que, ontem, apresentou um ‘pacote cultural’ com várias actividades que prometem animar os meses de Verão “em segurança”.

É com o objectivo de se manter como um ‘destino de confiança’ que Caminha acaba de apresentar um pacote de eventos culturais que prometem animar os locais e turistas durante todo o Verão e com o máximo de segurança. Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal, diz que é preciso “manter a chama acesa”, revitalizando a economia local através de actividade cultural regrada para continuar a ser um destino turístico apetecível e seguro.
Este ano não se realizam os eventos mais icónicos de Caminha como a Feira Medieval, o Art Beer Fest ou o Festival Vilar de Mouros, que acontecem na época veraneia servindo de atractivo a milhares. Também as inúmeras festas de fundo religioso como a N. Sra. da Bonança, o S. João d’Arga ou a Sra. dos Remédios não terão ‘o palco festivo’ dos outros anos, resumindo-se, desta vez, às principais cerimónias religiosas, muitas das quais decorrerão com missas campais, onde a distância de segurança mínima entre pessoas/fiéis seja mais facilitada. Mas a Cultura vai acontecer na mesma por Caminha, garante o edil Miguel Alves, que ontem apresentou a programação cultural para os próximos tempos.

Porque “é preciso relançar a actividade económica local”, a Câmara Municipal de Caminha preparou um programa recheado de actividades culturais que vão ser servidas ao longo dos meses de Verão, devidamente doseado e cumprindo as regras de segurança ditadas pela Direcção-Geral de Saúde.
Do teatro ao cinema, de concertos à leitura ambulante, das artes plásticas à magia. O ‘pacote cultural’ desenhado promete agradar a todos os públicos e a todos os gostos, servindo de atractivo a todos quantos vivem o Verão em Caminha.

Miguel Alves diz que “é preciso abrir a economia aos turistas”, sobretudo agora que as fronteiras já estão reabertas, e ajudar a actividade económica caminhense. “Não podemos ficar fechados em casa porque isso não é solução para nada. Temos que voltar a abrir as nossas casas, os nossos hotéis, as nossas ruas para que possam ser usufruídas por todos os que cá vêm”, frisa o autarca caminhense, em jeito de convite.

Dez blocos culturais servidos para animar época de Verão

Ao todo são dez blocos culturais que a autarquia caminhense vai repartir durante todo o Verão, levando Cultura e animação aos quatros cantos do concelho. Um dos primeiros projectos a ‘pôr em marcha’ é a ‘Biblioteca 4L’ - uma carrinha apetrechada de livros e jornais, que podem ser requisitados e consultados diariamente, e que vai de encontro às pessoas, nesta fase, com foco sobretudo junto às principais praias caminhenses. “É a literatura em movimento”, assinala o autarca Miguel Alves.

Outro dos projectos que se destaca no programa cultural de Caminha intitula-se ‘Lar Sustenido’ e vai levar alegria aos lares de idosos do concelho através da música popular. “A ligação da música e aos idosos é fundamental, sobretudo depois de tudo o que os lares passaram na pandemia provocada pela Covid-19 e nós devemos olhar para os lares e para os idosos de formas diferentes. Esta iniciativa é no sentido de animar os nossos idosos e dar-lhes um pouco de alegria”.

Haverá cinema para ver em Vila Praia de Âncora e em Caminha, teatro de rua que promete surpreender os transeuntes, artes plásticas para admirar como é disso exemplo a exposição de Pedro Cabrita Reis, percursos temáticos para percorrer, passeios a cavalo ou de jeep e roteiros fotográficos, sessões de música jazz e concertos vários que trarão a Caminha nomes sonantes como Tiago Bettencourt, The Legendary Tigerman e a galega Uxía e até espectáculos variados para ver em sistema ‘drive in’ em Vilar de Mouros com toda a segurança e diversão garantida.


Vila Praia de Âncora celebra 96 anos com espectáculo ‘Amália’

No próximo dia 8 assinala-se o 96.º aniversário de elevação de Vila Praia de Âncora. A data é destacada pelo presidente da Câmara Municipal de Caminha, indicando que vai ser celebrada devidamente com o espectáculo ‘Centenário de Amália Rodrigues’, com Pedro Miguel Nunes, Artur Caldeira e Daniel Paredes, que terá lugar no Cineteatro de Vila Praia de Âncora, às 21.30 horas.
A ‘Arte na Leira’ é outro dos projectos de renome do concelho que nesta edição’20 decorrerá também em diferentes moldes, entre os próximos dias 20 de Julho e 23 de Agosto, na Casa do Marco, em Arga de Baixo, embora “num formato mais reduzido”.


Conferência faz jus à Feira Medieval no Dia do Foral

A Feira Medieval de caminha - um dos eventos-mor do concelho todos os Verões - não vai ser deixada ao acaso e o autarca caminhense promete lembrá-la de forma diferente, precisamente no próxima dia 24 de Julho - Dia do Foral de Caminha, com a iniciativa ‘Caminha Medieval’, através de uma conferência sobre ‘A organização do exército do rei em finais da Idade Média - algumas notas sobre o contributo de Caminha’, a cargo de Leandro Ribeiro Ferreira, investigador doutorado na Universidade do Porto e na Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Mas não só. Também no próximo dia 25, Dia de Santiago, o Município de Caminha pisca já o olho ao ano jacobeu e organiza uma caminhada, tendo como guia o historiador Joel Cleto.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho