Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Caminha com cinco bandeiras azuis confia em época balnear excepcional
Cidade honrou patrono S. Gualter com missa

Caminha com cinco bandeiras azuis confia em época balnear excepcional

Fecham 853 empresas do distrito no primeiro semestre de 2021

Caminha com cinco bandeiras azuis confia em época balnear excepcional

Alto Minho

2021-06-13 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Época balnear abriu ontem em Caminha, concelho que oferece cinco praias com bandeira azul e quatro com qualidade ouro. Câmara Municipal garante que todas estáo “preparadíssimas” para receber veraneantes em segurança.

Ontem, dia em que foram hasteadas bandeiras azuis em cinco das praias do concelho, o presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, destacou os “resultados extraordinários” que o sector do turismo registou entre 2013 e 2019.
Na praia de Moledo, que recebeu a cerimónia oficial de hastear das bandeiras azul, de qualidade ouro e de praia para todos, o autarca apontou um crescimento de 200% dos proveitos da hotelaria naquele período, num concelho atraia mais turistas estrangeiros e em número crescente fora do período de Verão.

O presidente da Câmara Municipal recordou que, até 2013, o concelho de Caminha “estava a perder em matéria de turismo”.
Em 2013, o Instituto Nacional de Estatística (INE) registou 23 276 hóspedes e, em 2019, esse núnero subiu para 64 595, o que significa um crescimento de 178% .
No mesmo período, o número de dormidas subiu de 46 292 para 112 152.
Ainda de acordo como o INE, em 2013, 41,5% dos turistas chegavam a Caminha foram do Verão, enquanto em 2019, esse indicador foi de 51,1%.

Miguel Alves sustentou que “com o Turismo a alavancar a economia, o desemprego diminuiu 70% entre os mesmos anos de 2013 e 2019.
O autarca caminhense considerou ontem que a época balnear que agora inicia “tem tudo para ser excecional”, graças ao “trabalho continuado de sucesso nas praias”, a que se juntam “cuidados acrescidos em 2021, com mais nadadores-salvadores, mais chuveiros, mais instalações sanitárias, mais acessibilidades e mais segurança em geral”.
Segundo Miguel Alves, o concelho de Caminha tem “seis praias preparadíssimas para que a desconfiança possa ser vencida pelo desafio de um Verão à beira-mar ou rio”.

Troço do Caminho do Rio Minho até Pedras Ruivas

Foi ontem inaugurado o troço Pedras Ruivas - Cais de S. Bento, na freguesia de Seixas, da Ecovia Caminha – Caminho do Rio Minho, investimento conjunto do Município de Caminha e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, participou no passeio inaugural daquele percurso ribeirinho, no final do qual se encontra a praia fluvial de Pedras Ruivas, incluída este ano na listagem nacional de locais de banhos.
Nesta praia fluvial, a norte do concelho de Caminha, é agora assegurada a presença de nadadores-salvadores, monitorizada a qualidade da água e definidas as regras de ocupação e utilização.
À semelhança da praia fluvial das Azenhas, na freguesia de Vilar de Mouros, em Pedras Ruivas a época balnear só se inicia a 1 de Julho, terminando no dia 31 de Agosto.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho