Correio do Minho

Braga,

- +
Caminhada Margem do Cávado assinala Dia Internacional da Família
Trabalho em rede ajuda a alertar para o “muito que falta fazer”

Caminhada Margem do Cávado assinala Dia Internacional da Família

Núcleo expositivo Alberto Sampaio na Oficina

Caminhada Margem do Cávado assinala Dia Internacional da Família

Cávado

2019-05-16 às 19h19

Redacção Redacção

Alexandra Roeger destacou a intergeracionalidade da iniciativa, notando que proporciona momentos de um saudável convívio entre várias gerações e contribui para reforçar a importância dos laços familiares e para a promoção do bem-estar e saúde física.

O Dia Internacional da Família, que se comemora a 15 de maio, foi assinalado no Município de Esposende, com a 6.ª Caminhada Margem do Cávado. A iniciativa foi organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Fão, no âmbito do Ativo +, Programa Colaborativo para a Longevidade, desenvolvido no seio da Rede Social de Esposende, e contou com cerca de 350 participantes, maioritariamente idosos e crianças.

Com partida do Largo Avelino Pires Carneiro, em Fão, os participantes desfrutaram de uma paisagem magnífica pela margem do rio Cávado em contato com a natureza, dando cumprimentos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, concretamente os ODS 3 – Saúde de Qualidade, ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

Marcaram presença na iniciativa o Presidente do Conselho de Administração da Esposende 2000, António Maranhão Peixoto, e a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, que saudou os participantes e felicitou o Lar S. João de Deus da Santa Casa da Misericórdia de Fão pela organização da iniciativa, agradecendo também o apoio da Esposende 2000 e dos Bombeiros Voluntários de Fão. Agradeceu também à Associação Social Cultural e Recreativa de Apúlia, ao Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, ao Centro Social João Paulo II, à Esposende Solidário – Associação Concelhia para o Desenvolvimento Integrado e à Escola Básica de Fão, que se associaram às comemorações do Dia Internacional da Família, e à demais comunidade participante.

Alexandra Roeger destacou a intergeracionalidade da iniciativa, notando que proporciona momentos de um saudável convívio entre várias gerações e contribui para reforçar a importância dos laços familiares e para a promoção do bem-estar e saúde física.

No âmbito do programa Ativo +, este mês, realizam-se mais duas atividades. Assim, no dia 20, decorrerão os Jogos Tradicionais sob o tema “Recordar é Viver”, numa organização do Centro Social da Juventude Unida de Marinhas e, no dia 29, no Castro de São Lourenço, em Vila Chã, terá lugar a atividade Canta comigo!, promovida pela Esposende Solidário.

O Ativo+ é um programa colaborativo, direcionado para a comunidade sénior e que visa a promoção da longevidade. Através da oferta de atividades desportivas, culturais, sociais, artísticas e recreativas, possibilita a continuidade da sua participação na vida social, cultural e cívica. Este ano, o Ativo + integra o Ano Nacional da Colaboração, uma iniciativa de âmbito nacional que visa mobilizar e inspirar a sociedade portuguesa, através dos cidadãos e das instituições, para a relevância estratégica da colaboração, quer como forma de resolução de problemas, quer de otimização dos recursos disponíveis.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.